Componentes eletrônicos, Hobby, Instrumentação, Luz, Projetos, Sensores

LDR

Este post é sobre LDR. Um componente eletrônico usado para construir sensores de luz, se você construi projetos com ou sem microcontroladores, robôs; pode construir sensores de luz com este componente.

Como funciona

LDR é a abreviatura de LIght Dependent Resistor (Resistor Dependente de Luz), nada mais é que um resistor que varia sua resistência com a variação da intensidade de luz que recebe. Quanto mais luz recebe, menor a resistência e vice-versa. A curva característica do LDR é uma exponencial negativa.

A equação da curva característica do LDR.

R_{f}=A\cdot E^{-\alpha }

Onde E é a energia luminosa em Lux, R_{f} é a resistência; A\alpha são constantes que dependem do material.

Material

Geralmente LDR são feitos de sulfeto de cádmio (CdS) pois é o que mais se aproxima da sensibilidade humana no espectro de luz visível.

Outros materiais utilizados são seleneto de cádmio (CdSe), sulfeto de chumbo (PbS) e seleneto de chumbo (PbSe). O material deve liberar poucos elétrons livres no escuro e liberar mais com a incidência de luz. O LDR de sulfeto de chumbo (PbS) pode responder em luz infravermelho.

Construção

O material sensível a luz do LDR fica em zigue-zague para ter a resistência desejada e é depositado em um substrato de cerâmica.

Aplicações

Este componente pode ser usado para qualquer aplicação que necessite de um controle por luz ou um sensor de intensidade luminosa para um robô ou mecanismo. Esta é a representação do LDR para esquemáticos, a da esquerda é a mais usada.

Um sensor de luz com LDR pode ser montado das formas abaixo.

No circuito da esquerda a tensão de saída (no Out) aumenta quando há incidência de luz no LDR e no circuito da direita é o contrário, tensão no “Out” diminui com a incidência de luz. Você pode ligar a saída destes circuitos na entrada analógica de algum microcontrolador. Ou pode ligar a saída na base de um transistor para acionar leds, relés, motores, etc. No circuito abaixo você pode substituir o led e o R2 por um relé ou um motor.

Outra aplicação é pegar um circuito oscilador como o astável 555 e trocar um dos resistores por um LDR, osciladores sempre tem resistores pois a frequência de oscilação depende deles. Pode-se criar um oscilador controlado por luz.

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *