Hobby, Microcontroladores, Projetos, Tutorial

Tutorial de Arduino (Parte 1)

Este post faz parte de uma série de posts sobre como usar o microcontrolador arduino. É um microcontrolador muito fácil de aprender e pode fazer muitos projetos.

Materiais

Primeiro você precisa baixar o programa do Arduino. Pode ser neste site. A versão que eu uso é a 1.6.9, pois nem sempre a versão mais atual é a melhor. Você também precisa da placa Arduino, existem vários tipos de placas Arduino e o modo de usar é o mesmo.

Tem que ligar a placa ao PC e para isso é necessário um cabo com USB em um lado.

Com o cabo conecte a placa com o PC.

Para colocar os componentes, precisa usar uma protoboard ou matriz de contatos.

 

Saídas digitais

Primeiro vamos fazer um projeto que usa apenas saídas digitais, ou seja, um projeto de acender e apagar leds. Para isso você precisa de leds e resistores para não queimar os leds. Os valores dos resistores podem ser 220, 330, 470 ou 560Ω.

O circuito deve ficar assim.

Uma visão mais detalhada.

Agora vamos criar o programa.

Antes de executar o programa devemos fazer algumas coisas. Primeiro na janela do aplicativo do Arduíno devemos clicar em “Ferramentas”, depois passar o mouse em “Porta”, deve aparecer “COM” com algum número, clique no “COM”.

Também deve ir em “Ferramentas”, depois em “Placa” e selecionar a placa correta que você esta usando, aqui no caso é o Arduíno UNO.

Feito isso clique nos botões acima a esquerda. Primeiro no √ e quando der embaixo ”Compilação terminada”, clique no ⇒.

Após o upload, o circuito deve se comportar desta forma:

Entendendo o programa

Quando você abre o aplicativo, você encontra duas funções: void setup e void loop. No void setup é onde se determinam se as variáveis declaradas anteriormente são de entrada ou de saída, em alguns casos é onde se determina a velocidade dos motores. No void loop é onde ocorre a ação do programa que se repete constantemente.

Antes de tudo você deve declarar as variáveis desta forma:

int led1=8;

int led2=9;

int led3=10;

int significa que a variável foi declarada como um inteiro; led1, led2 e led3 foram nomes arbitrários e o número quer dizer onde a variável deve estar conectada, por exemplo, 8 quer dizer que esta na saída 8 da placa.

pinMode(led1,OUTPUT);

OUTPUT quer dizer que você esta dizendo que led1 é uma variável de saída e pinMode é a configuração para determinar se é de entrada ou de saída.

digitalWrite(led1,HIGH);

digitalWrite(led2,LOW);

digitalWrite quer dizer que o Arduino deve escrever em modo digital, como em digital só tem dois valores possíveis, HIGH é em valor alto e LOW em valor baixo. O Arduino tem que escrever led1 em valor alto e led2 em valor baixo.

delay(1000);

delay é uma função temporizadora, o Arduino deve esperar em milissegundos antes de fazer qualquer coisa.

Importante que todo comando em arduino deve terminar com ponto e vírgula senão da erro de sintaxe. Com saídas digitais você pode colocar transistores para  acionar um dispositivo de maior potência em vez de um led, ou um buzzer. Na próxima parte do tutorial vou mostrar como fazer com entradas digitais e analógicas.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *