Alta velocidade, Hobby, Motores, Robótica

Motor brushless

O assunto deste post é sobre o motor brushless ou sem escova. Este tipo de motor é muito usado em drones e aeromodelos por ser leve e ter grande velocidade de rotação, tornando-o bom para movimentar hélices. Nem todos os drones usam motores sem escova. Também são usados em coolers (ventiladores para computadores).

Como funciona?

Em motores DC, existem umas partes chamadas escovas que servem para garantir que o motor continue girando, estes componentes não são necessários em um motor brushless. Uma característica notável deste motor é que o rotor possui ímãs permanentes e o estator tem eletroímãs.

A diferença entre um motor DC com escovas e um motor brushless.

Para ligar este tipo de motor, deve-se acionar sequencialmente as bobinas no estator para atrair alguns ímãs do rotor e repelir outros, desta forma o rotor gira.

Para ligar e controlar corretamente este tipo de motor, deve-se usar o controle de velocidade. Este é um exemplo de circuito eletrônico feito para controlar motores sem escovas. Falarei sobre o funcionamento deste circuito em outro post.

Motores usados em coolers de computador têm um circuito eletrônico com sensores de Efeito Hall para controlar as bobinas. Falarei sobre o Efeito Hall e suas aplicações em um outro post.

O que é kV?

Motores sem escovas usados em drones e aeromodelos tem a classificação kV, que relaciona rotações por minuto (rpm) com a tensão que está recebendo.

kV=\frac{rpm}{V}

Vantagens e desvantagens

As vantagens que os motores brushless tem sobre os escovados são:

  • A ausência de escovas elimina a interferência eletromagnética causada pela comutação;
  • Maior durabilidade, pois não há desgaste devido as escovas e o rotor tem ímã permanente;
  • Maior velocidade pois não há limitação causada pelas escovas.

As desvantagens são:

  • Motores sem escovas são mais caros;
  • O controle de velocidade é caro.

Como usar?

Para usar um motor brushless para drones ou aeromodelos, você precisa de um transmissor e um receptor de radiofrequência. Pode-se comprar ou fazer se tiver recursos e conhecimento técnico.

Os três fios finos do controlador devem estar ligados no canal certo.

Tem que alimentar o controlador de velocidade (ESC) com uma fonte DC ou uma bateria. Usei uma bateria LiPo, clique no botão para saber mais.

Baterias LiPo Baterias LiPoClique aqui

Aqui está o vídeo do motor em operação, o barulho é devido ao contato com as peças de madeira que seguram o motor.
https://youtu.be/9iIbux0vwus

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

9 thoughts on “Motor brushless

  1. Amigo me tira uma dúvida, pq quando se liga o cooler direto na fonte de pc ele não queima? Mas se eu ligar um motor dc daqueles de brinquedo com escova ele queima?

  2. Olá, existe linha destes motores voltados para a locomoção de robôs, por exemplo? Como diferencia-los dos Brushless voltados ao aeromodelismo?

  3. Olá, existe linha destes motores voltados para a locomoção de robôs, por exemplo? Como diferencia-los dos Brushless voltados ao aeromodelismo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *