Materiais, Meio ambiente

Nióbio

Atendendo a pedidos, eu vou falar sobre nióbio. Falarei das propriedades, reservas, extração e aplicações.

Propriedades

Tem número atômico de 41 e massa atômica de 92,90637 u. Este é um padrão de medida com base no carbono 12, 1 u é 1/12 do átomo de carbono 12.

Este elemento é dúctil, ou seja, pode fazer fios com este metal, o ponto de fusão é 2477°C e o ponto de ebulição é 4744°C, fica azulado quando fica em contato com o ar a temperatura ambiente por muito tempo e existem 18 isótopos.

Reservas

95% das reservas ficam no Brasil de acordo com este documento.

O Brasil lidera a produção seguido pelo Canadá.

As maiores reservas brasileiras ficam nos estados de Minas Gerais, Goiás e Amazonas.

Extração

No ambiente, é encontrado nas seguintes formas:

  • Niobita ou columbita ((Fe,Mn)Nb_{2}O_{6}).
  • Pirocloro ((Na,Ca)_{2}(Nb,Ta,Ti)_{2}O_{6}(OH,F)).
  • Euxenita ((Y,Ca,Ce,U,Th)(Nb,Ta,Ti)_{2}O_{6}).

A extração de minérios é chamada de lavra. Na extração, a terra é fatiada e raspada. Aqui é uma lavra a céu aberto.

O minério é levado por uma esteira até uma usina de processamento.

Após passar pela moagem, separação magnética, deslame, flotação, calcinação, lixiviação ácida e secagem, obtêm-se o óxido (Nb_{2}O_{5}). Uma reação alumino térmica é feita para obter nióbio e ferro.

3Nb_{2}O_{5}+Fe_{2}O_{3}+12Al\rightarrow 6Nb+2Fe+6Al_{2}O_{3}

Impacto ambiental

Além do impacto causado pela atividade de mineração, resíduos químicos são gerados nos processos de delame, flotação e lixiviação ácida. Minérios de nióbio contêm elementos radioativos como urânio e tório, este gráfico mostra a concentração de materiais radioativos no processo de beneficiamento. Maior concentração fica na lixiviação e escória.

Aplicações

O aço inoxidável com uma quantidade de apenas 0,1% de nióbio ganha um grande aumento de resistência mecânica sem prejudicar soldabilidade, tenacidade e conformabilidade. Este tipo de aço é usado em gasodutos, plataformas de petróleo em águas profundas e construção naval.

Este tipo de aço também é usado em chassi de caminhões, rodas, escapamento e carrocerias de veículos. Também é usado em qualquer aplicação que precise de um aço altamente resistente.

O nióbio pode ser colorido por anodização e é usado em joias devido a baixa toxicidade.

Eletroímãs supercondutores usam fios feitos de liga de nióbio-titânio, são resfriados com nitrogênio líquido ou hélio líquido. Estes eletroímãs são usados em aparelhos de ressonância magnética e aceleradores de partículas.

O LHC, o maior acelerador de partículas de mundo, usa cabos supercondutores feitos de nióbio-titânio, aqui é um pedaço do cabo.

Superligas de nióbio a base de cobalto ou níquel, que resistem a altas temperaturas, são utilizadas em componentes de turbinas a gás e motores a jato para aviões civis e militares.

Estas superligas também são componentes de foguetes espaciais. Esta parte do motor de foguete de combustível líquido tem anéis de nióbio.

Aqui é a porcentagem de aplicação.

Alguns fatos

  • Quando este metal foi descoberto recebeu o nome de colúmbio, tanto que a niobita também é chamada de columbita. O nióbio se tornou o nome oficial em 1949;
  • O nome veio da mitologia grega, Niobe filha do rei Tântalo. Sendo que as propriedades do nióbio e do tântalo são semelhantes;
  • Geralmente nas minas, nióbio e tântalo são encontrados e extraídos juntos. Antes acreditava-se que eram o mesmo elemento;
  • No próximo post de meio ambiente, falarei sobre o tântalo.

About Pedro Ney Stroski

4 thoughts on “Nióbio

  1. Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources back to your site? My website is in the exact same area of interest as yours and my users would genuinely benefit from some of the information you present here. Please let me know if this ok with you. Regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *