Eletrônica analógica, Hobby, Motores, Placa de Circuitos, Projetos, Tutorial

Ponte H

Se você quer construir um veículo ou um robô móvel com rodas ou esteiras, vai precisar de uma ponte H, que é um circuito que controla os dois sentidos de um motor DC.

Materiais

Para fazer uma ponte H, é necessário:

  • 4 resistores de valores entre 560Ω e 1kΩ;

  • 2 transistores NPN de média potência (Por exemplo TIP 120, TIP 122 ou TIP 142);
  • 2 transistores PNP de média potência (Como o TIP 127 ou TIP 147);

  • Protoboard;

  • Alguma fonte de alimentação DC, pode ser pilhas, baterias ou uma fonte eletrônica DC.

Para saber como funcionam os transistores NPN e PNP clique no botão abaixo.

Transistor BJT Transistor BJTClique aqui

 

O circuito

Este é o esquemático.

O circuito em protoboard.

Depois do teste, monte este circuito em uma placa de circuito impresso. Clique neste botão para aprender a fazer circuitos em placa.

Placa de circuito Placa de circuitoClique aqui

Poderia colocar um resistor nas bases de Q1 e Q3 e outro nas bases de Q2 e Q4, também vai funcionar, porém o motor perderá potência e ficará mais lento. Portanto é melhor usar 4 resistores em cada base do transistor. Pode-se usar MOSFETSs (transistores de efeito de campo) em vez de BJT. No lugar de NPN e PNP, coloca-se tipo N e tipo P respectivamente.

Como funciona?

Quando o Input1 esta no nível alto e o Input2 no nível baixo, o Q1 e o Q2 ficam em corte enquanto o Q3 e Q4 entram em saturação e permitem passagem de corrente. As setas em vermelho mostram o sentido da corrente.

Quando o Input1 fica no nível baixo e o Input2 no alto. Q1 e Q2 ficam em saturação enquanto Q3 e Q4 entram em corte. A corrente no motor vai em outro sentido.

Se ambas as entradas forem nível alto ou baixo, não haverá circulação de corrente no motor, pois os transistores da mesma linha ficam em um mesmo estado.

Circuitos integrados e shields de ponte H

Existem circuitos integrados que já vêm com duas pontes H como é o caso do L293NE.

Você pode encontrar o datasheet deste chip neste site, apenas digite o nome do circuito integrado na barra de busca. Existem também os shields, que são circuitos prontos com pontes H para ligar ao Arduino. Este é um shield com o circuito integrado L298 que pode controlar dois motores DC.

Este é shield da Adafruit, pode controlar 4 motores DC ou 2 motores de passo e 2 servomotores, deixarei mais detalhes e funcionamento para outro post. 

Print Friendly, PDF & Email

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *