Alta energia, Espaço, História, Sem categoria

Notícia: Stephen Hawking morre aos 76 anos

Nesta quarta-feira, o grande físico Stephen Hawking morre em Cambridge, no Reino Unido.

Fonte: Inovação Tecnológica

Hawking tornou-se um dos cientistas mais conhecidos do mundo e também um dos divulgadores da ciência mais populares das últimas décadas.

Nascido em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, no Reino Unido, Hawking fez grandes contribuições à cosmologia, sobretudo no tocante aos buracos negros, e também ajudou a disseminar entre o público a teoria do Big Bang, o modelo cosmológico padrão, o mais aceito entre os físicos do mundo todo.

Hawking usava um sintetizador eletrônico para falar, e a voz robótica produzida pelo aparelho para expressar suas ideias acabou se tornando midiática.

Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, ele conseguiu que sua deficiência se convertesse em uma das chaves da sua obra científica. Quando perdeu a mobilidade dos braços, se empenhou em ser capaz de resolver os cálculos científicos mais complexos somente com a mente, sem anotar equações.

Em 1988 ele havia completado sua obra “Breve História do Tempo”, que se converteu em um sucesso, com mais de 10 milhões de cópias vendidas, tornando a hipótese do Big Bang conhecida mundialmente pelo público.

Eu tenho todos os livros de Stephen Hawking, exceto o “Breve História do Tempo”. Uma das suas maiores descobertas foi que os buracos negros emitem radiação e perdem matéria até desaparecer, é claro que este processo leva muitos bilhões de anos para tamanhos normais. Recebeu o nome de radiação Hawking. Ele também defendia a hipótese de que a informação não se perde quando entra em um buraco negro.

O vácuo não é realmente vazio, pois se fosse, ia violar o Princípio da Incerteza, que determina que não pode medir a posição e a velocidade das partículas ao mesmo tempo. Se fosse vazio, a posição e a velocidade seriam zero. Portanto, o vácuo é formado por pares de partículas virtuais que se formam e se destroem rapidamente. Quando os pares ficam perto de um buraco negro, uma partícula cai no buraco e outra é emitida na forma de radiação Hawking.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *