Aeronáutica, Comunicações sem fio, Eletrônica embarcada, Instrumentação, Telecomunicações

Sistema de Pouso por Instrumento

Muitos aviões conseguem pousar com baixa visibilidade causada pela neblina. Como isso é possível? Entra o Sistema de Pouso por Instrumento (ILS), atendendo a pedidos, é o assunto deste post.

Quando há baixa visibilidade, o avião é guiado por ondas de rádio para pousar no ângulo certo e ficar alinhado com a pista. Os componentes do Sistema de Pouso por Instrumento são: localizador, glideslope e marcadores de baliza.

Localizador

É um conjunto de antenas no final da pista de pouso, posicionadas na horizontal. Estes são alguns exemplos de localizadores.

As antenas transmitem dois sinais de rádio nas frequências de 90 e 150 Hz, polarizados horizontalmente. Estes sinais são modulados para serem transmitidos em VHF com frequências entre 108 e 111,975 MHz. O localizador orienta a aeronave para que fique alinhada com o centro da pista.

O avião sabe que está alinhado quando recebe os dois sinais nas frequências de 90 e 150 Hz ao mesmo tempo.

Glideslope

É um conjunto de antenas na vertical.

Emitem dois sinais de rádio verticalmente polarizados, de frequências 90 e 150 Hz. São modulados para transmitirem na frequência UHF entre 329,30 e 335 MHz.

O glideslope orienta o avião para não ficar nem muito alto, nem muito baixo. O ângulo certo é quando a aeronave recebe ambos os sinais de 90 e 150 Hz. Eu já expliquei no post sobre LCD, como funciona a polarização da luz, sendo que ondas de rádio são ondas eletromagnéticas como a luz. Clique aqui para ler o post.

Marcadores de baliza

Informam o quão perto o avião está da pista de pouso. Geralmente, são 3 transmissores de 75 MHz com 2 W de potência. Quando a aeronave passa por um marcador, este emite um som dentro da cabine. Cada marcador transmite um som em frequência diferente para o avião.

Dentro do avião

Os receptores do localizador e glideslope ficam no nariz do avião e o receptor para os marcadores de baliza fica embaixo próximo da roda da frente. Este é o indicador de curso e desvio, serve para mostrar ao piloto se ele está alinhado com os eixos do localizador e glideslope.

O piloto tem que manter as linhas brancas em cima das linhas pontilhadas. Na cabine, tem três luzes que indicam quando o avião passou por um marcador de baliza.

Quando o avião passa pelo marcador externo, a luz azul pisca emitindo um som de 400 Hz, passando pelo do meio o laranja pisca com um som de 1300 Hz e ao passar pelo marcador interno, o branco pisca com um som de 3000 Hz. Este vídeo mostra o Sistema de Pouso por Instrumento em operação.

 

 

 

 

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

2 thoughts on “Sistema de Pouso por Instrumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *