Energia, Energia renovável, Mecânica, Novas tecnologias, Sistema de potência, Sustentabilidade

Geração de energia das ondas

O assunto deste post é a geração de energia das ondas do mar. Esta é uma alternativa de energia limpa e renovável que pode complementar com outras fontes renováveis.

Potencial energético

Ondas do mar são geradas pelos ventos, que por sua vez são causados pela diferença de pressão devido à incidência desigual de luz solar. Portanto, energia das ondas é uma forma de energia solar. Na figura abaixo, a seta roxa é a direção do vento de maior para menor pressão.

O potencial da energia das ondas é estimado no total de 18.000 TWh (79 exaJ). Um terawatt é 1\cdot 10^{12} Watts e um exaJoule é 1\cdot 10^{18} Joules. A densidade de energia nas ondas é bem maior que a do vento. Quanto maior a altura da onda, maior a energia potencial. A altura é determinada pela velocidade e duração do vento e pela topologia do fundo do mar.

Tipos de geradores

Existem vários tipos de geradores de energia das ondas. Neste gerador, a água do mar entra por um duto, formando uma coluna de água que age como um pistão. Esta coluna de água comprime e descomprime o ar, girando uma turbina ligada a um gerador.

Este vídeo mostra uma coluna de água oscilante funcionando e gerando energia elétrica.

Este outro tipo de gerador tem um flutuador ligado a um braço mecânico, o movimento das ondas move o braço, que aciona uma bomba hidráulica na outra extremidade do braço.

A bomba hidráulica injeta água doce em um acumulador hidropneumático, que é um tanque acumulador de água e ar.

Depois a água vai para uma câmara hiperbárica (de alta pressão) como mostrada abaixo.

Um forte jato d’água é liberado na saída, girando uma turbina.

Esta é a Pelamis, um tipo de gerador que lembra uma serpente.

A Pelamis se dobra com as ondas do mar e suas juntas possuem cilindros hidráulicos.

Os cilindros hidráulicos bombeiam óleo para um acumulador e um motor hidráulico ligado a um gerador. Fios submarinos ligam o gerador à rede elétrica.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *