Componentes eletrônicos, Eletrônica, Eletrônica orgânica, Luz, Materiais, Novas tecnologias, Semicondutores

O que é OLED?

OLED é o LED orgânico. Neste post, será explicado o que é, como funciona, para quê serve e a comparação com outras tecnologias. 

Para saber como funciona o LED, clique neste botão.

LEDClique aqui

Estrutura e funcionamento

Em vez do silício dopado, o OLED tem uma camada emissora e outra condutora feitas de polímeros baseados em carbono, têm espessura total entre 100 e 150 nanômetros. Os terminais de cátodo (cathode), feitos de alumínio ou cálcio, ficam do lado da camada emissiva (emissive layer) com excesso de elétrons. Enquanto os terminais de anodo, geralmente feitos de óxido de estanho índio, ficam entre o substrato e a camada condutora (conductive layer) com falta de elétrons. O substrato é feito de vidro ou plástico.

Como o OLED emite luz? Quando a tensão é aplicada nos terminais, os elétrons do cátodo vão para a camada emissiva. Enquanto as lacunas (espaço vazio sem elétrons) vão para a camada condutiva. Quando um elétron preenche uma lacuna em uma camada emissora de luz (EML), que fica entre as camadas emissivas (ETL) e condutoras (HTL), esse perde energia e emite um fóton, partícula de luz.


Na prática, telas OLED têm várias camadas orgânicas para aumentar a eficiência e proteção de vidro ou plástico no cátodo.

Gerando cores

Um pixel de OLED tem três materiais na camada emissora de luz, cada material é dopado com uma molécula orgânica de modo que a luz emitida tenha um determinado comprimento de onda, que define a cor. Os três materiais são dopados para emitirem as cores vermelha, verde e azul.

Este arquivo em pdf mostra todos os materiais usados para fabricar as camadas do OLED, clique aqui para ver.

Vantagens sobre outras tecnologias

  • O OLED é mais eficiente e gasta menos energia que outras tecnologias atuais;
  • Ao contrário das TVs de LED e LCD, as de OLED não precisam de iluminação traseira. Permitindo a construção de monitores mais finos e mais leves. Telas com esta nova tecnologia têm um ângulo de visão maior;
  • Os OLEDs são mais fáceis de fabricar que os LEDs porque o material não é cristalino, ou seja, não tem uma estrutura molecular padrão.

Aplicações

  • TVs de OLED têm uma qualidade de imagem muito melhor que todos os outros tipos de televisões que existem. Porém têm uma vida útil menor devido ao material orgânico.
  • Telas pequenas de OLED serão usadas em celulares, câmeras, jogos eletrônicos, etc. Já existem até pequenos displays de OLED para fazer projetos.
  • Esta tecnologia permitirá a criação de telas flexíveis, que podem ser enroladas;
  • As telas flexíveis podem ser usadas em computadores vestíveis.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

2 thoughts on “O que é OLED?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *