Biologia, Mecânica, Meio ambiente, Sustentabilidade

Caminho e escada para peixes em barragens

A escada para peixes é uma construção que reduz o impacto ambiental causado por usinas hidrelétricas e é o assunto deste post.

Impacto ambiental

Muitas espécies de peixes sobem o rio para a desova e os filhotes descem o rio.

A construção de uma barragem bloqueia o curso do rio e impede o peixe de subir o rio para reprodução. Causando extinção de peixes, que prejudica a cadeia alimentar e o ecossistema. Muitas usinas hidrelétricas possuem escada para peixes para que estes possam subir o rio para a desova.

Escada tipo piscina e açude

Este é o tipo piscina e açude. É formada por pequenas piscinas conectadas por pequenas passagens para controlar o fluxo de água. A velocidade do fluxo não deve ser maior que a capacidade de natação dos peixes.

Os peixes podem descansar nas paredes de uma das piscinas sem serem levados pelo fluxo de água. As piscinas podem ter vários formatos.


Algumas escadas tem passagens no fundo para os peixes passarem.

Rampa de pedras

A rampa de pedras é uma alternativa mais barata, mas exige maior cuidado na construção e projeto para evitar perda de profundidade por infiltração de água, além de manutenção que envolve remoção de detritos e ervas daninhas. Este tipo é apropriado para barragens baixas.

Escada Denil

Esta é a escada Denil, usa uma estrutura interna simétrica para controlar o fluxo de água.

Em vez de piscinas separadas, tem uma série de defletores em forma de “U”, formam um ângulo em relação ao fundo.

Nesta escada, a velocidade do fluxo de água é menor no fundo do que na superfície. E não pode ter nenhum detrito pois muda a velocidade do fluxo.

Escada de cones

Esta é a escada de cones, feita para passar vários tamanhos de peixes. Usa pilares de concreto em formato de cones para manter a velocidade do fluxo e nível de turbulência constantes.

Canal e elevador para peixes

Em vez de subir uma escada, os peixes se acumulam em uma área na base, esta área é fechada e preenchida com água até o nível do rio acima. A comporta do topo é aberta para os peixes entrarem.

O canal para peixes é usado em barragens muito altas. Algumas barragens têm elevadores para transportar os peixes, depois de serem atraídos.

Passagem natural

Este tipo usa terra e pedras, imitando a passagem natural. Se bem projetado, pode transportar todos os peixes locais. Porém exige maior área.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

3 thoughts on “Caminho e escada para peixes em barragens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *