Climatologia, Consumo de energia, Energia, Sistema de potência

Para quê serve o horário de verão?

Qual é a finalidade do horário de verão? Economizar energia e/ou outro propósito? É o assunto deste post.

Solstícios de verão

Este ajuste de horário foi criado para aproveitar os solstícios de verão. Começa em 21 ou 22 de Junho no hemisfério norte e 21 ou 22 de Dezembro no hemisfério sul.

Os dias são mais longos durante um solstício. Estes são os mapas nos solstícios dos hemisférios norte e sul respectivamente.

Economiza-se o consumo de energia com a iluminação natural extra, pois não precisa ligar as lâmpadas.

Picos de consumo

Um pico de consumo é atingido quando as pessoas chegam nas suas residências depois do trabalho. Picos de consumo podem sobrecarregar o sistema, com o ajuste de horário os picos são reduzidos. Este é o gráfico da Cemig, empresa do estado de Minas Gerais, Brasil, que mostra a comparação entre o consumo com o horário de verão (vermelho) e sem (azul).

Este é outro gráfico comparativo do consumo de energia no sudeste e sul do Brasil. Em laranja com o horário de verão e em amarelo sem este ajuste.

Horário de verão no mundo

Este mapa mostra as regiões do planeta que adotam o horário de verão. Em azul, são os lugares que atualmente usam o horário de verão, em laranja deixou de ser utilizado e em vermelho são os países que nunca implementaram.

No hemisfério norte, os relógios são adiantados em uma hora no mês de Março ou Abril e em Setembro ou Outubro são atrasados uma hora.

No hemisfério sul, uma hora é adiantada nos meses de Novembro ou Outubro e uma hora é atrasada nos meses de Fevereiro, Março ou Abril. As datas de início e fim dependem das decisão arbitrária dos países. Por quê alguns países pararam de usar o horário de verão? Os principais argumentos contra são:

  • Alguns estudos mostram que a economia de energia é muito baixa para justificar este ajuste de horário sazonal;
  • A mudança de horário afeta o relógio biológico das pessoas.

Pessoalmente não me importo em me adaptar as mudanças de horário, ainda é necessário para reduzir os picos de consumo. O horário de verão foi implementado quando a maior parte de consumo de energia elétrica vinha da iluminação, hoje temos muitos aparelhos com outras funções. No verão, aumenta-se o uso de ar condicionado e ventiladores. O que você acha? Ainda precisa do horário de verão?

 

Print Friendly, PDF & Email
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *