Energia, Energia renovável, Mecânica, Sistema de potência, Sustentabilidade

Visita ao Complexo Eólico de Osório

Visitei o Complexo Eólico de Osório, na cidade de Osório, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Fotos sobre esta cidade foram adicionadas na galeria de imagens do site.

O Complexo Eólico de Osório

Foi inaugurado em 2006, é um dos maiores parques eólicos da América Latina. Possui 149 turbinas eólicas e tem 318 MW de potência instalada. É gerenciada pela empresa Enerfín Sociedad de Energia, do grupo Elecnor. Este é o centro de visitação do parque eólico.

As turbinas foram construídas pela empresa Enercon, a energia do gerador vai por cabos subterrâneos até a subestação. Depois vai para as linhas de transmissão que abastecem todo o litoral do Rio Grande do Sul. Clique no botão abaixo para saber como os aerogeradores funcionam.

Turbina eólicasClique aqui

Este vídeo mostra como é o vento com uma velocidade entre 55 e 60 km/h na área do Complexo.

Modelo das turbinas

Neste complexo, os aerogeradores não são todos iguais, o modelo mais usado no parque é o E-70. Pode gerar até 2,3 MW de potência.

Este gráfico mostra a relação entre a potência gerada (curva vermelha), o coeficiente de potência (curva preta) e a velocidade do vento em uma turbina eólica E70. Este gráfico mostra que a E70 opera na potência nominal quando a velocidade do vento é no mínimo 15 m/s ou 54 km/h.

O rotor tem 71 metros de diâmetro. A fundação é circular, a torre tem 98 metros de altura e é feita de concreto, o topo é feito de aço. Este é o gráfico do nível de potência sonora em função da velocidade do vento a 10 metros de altura.

Interação com o ambiente

O impacto ambiental causado é a colisão de aves nas turbinas. Existem 200 espécies de aves na área do Complexo Eólico de Osório, o maior risco de colisão é entre 50 e 100 metros. Em 10 anos de operação, foram registradas 200 colisões de aves. Felizmente a maioria das aves voa abaixo de 50 metros. A base da torre é pintada de verde para representar a grama e o resto de branco para representar o céu. A terra é reaproveitada para criação de gado.

 

Print Friendly, PDF & Email
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *