Eletrônica, Instrumentação, Magnetismo, Materiais, Mecânica

Notícia: Nova definição de quilograma

Surgiu um novo sistema para a definição de quilograma. Mas só entrará em vigor em 20 de Maio de 2019.

Fonte: Big think (Traduzido para o Português)

Desde 1889, a definição de quilograma tem sido a massa de um pedaço particular de liga de platina-irídio chamado de Protótipo Internacional do Quilograma, guardado no Escritório Internacional de Pesos e Medidas em Sèvres, França.

Este é o pedaço de platina-irídio gerado por computador, é um cilindro com 90% de platina e 10% de irídio. Perdeu 50 microgramas em 100 anos devido à perda de átomos e absorção de ar.

Este pedaço cilíndrico de metal, apelidado de Grande K, tem muitas cópias ao redor do mundo que são usados para calibrar escalas e manter a sociedade de acordo com o que constitui um quilograma e outras unidades de medida.

Na sexta-feira de manhã, cientistas na Conferência Geral de Pesos e Medidas em Versailles votaram para mudar a definição de quilograma, optando por fixar a uma constante física que nunca vai mudar, seja medindo na Terra ou anos-luz longe no espaço.

O quilograma será ligado a constante de Planck (h=6,63\cdot 10^{-34}J\cdot s). Esta é uma das constantes fundamentais da física quântica.

Agora você precisa de uma balança de Kibble, que em termos simplificados, pode encontrar a constante de Planck transformando a energia mecânica produzida pela massa do objeto em uma quantidade equivalente de energia elétrica. A balança de Kibble é um instrumento muito caro e complicado, mas pode se tornar mais barato e acessível no futuro.

Este é o esquema de uma balança de Kibble.

Em um lado, tem uma fonte de corrente ajustável. Esta corrente alimenta um eletroímã, dentro de um campo magnético B, que cria uma força para cima. Esta força está em sentido oposto ao peso da massa de teste. Um sistema de calibração com laser mede a velocidade e a posição da bobina, quando a massa M é removida. O sensor do sistema a laser envia o sinal para a fonte de corrente.

No dia-a-dia não mudará nada. Mas é importante para pesquisas.

 

Print Friendly, PDF & Email
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *