Alta energia, Climatologia, Comunicações sem fio, Espaço, Luz, Magnetismo, Meio ambiente, Termodinâmica

Como se formam as erupções solares?

O assunto deste post são as erupções solares, o que são e como se formam. E como podem interferir nos sistemas atuais de telecomunicações.

O que são e como se formam?

As erupções solares são explosões de energia muito alta que geralmente ocorrem próximo de manchas solares. Que são as regiões mais escuras e frias na fotosfera.

Nas manchas solares, são formados intensos campos magnéticos. Estes campos armazenam energia e se contorcem, liberam energia devido ao efeito da reconexão magnética.

A reconexão magnética ocorre quando dois campos magnéticos de sentidos opostos se encontram, dois novos campos perpendiculares são formados liberando grande quantidade de energia.

GIF

Estes campos magnéticos são gerados pela zona convectiva do Sol, onde fluxos magnéticos são formados devido ao movimento do plasma.

Este fenômeno só é presente em plasmas. Emite elétrons, prótons e íons próximos da velocidade da luz e ondas eletromagnéticas em uma grande variedade de frequências, desde ondas de rádio até raios gama.

Categorias de erupções solares

As erupções solares são classificadas em cinco categorias de acordo com a intensidade de radiação na frequência de hidrogênio-alfa (Hα).

  • Tipo C: São pequenas e não afetam a Terra, tem fluxo de pico de 10^{-6} a 10^{-5} W/m^2;
  • Tipo M: De tamanho médio, atingem as regiões polares e podem suspender temporariamente a transmissão de rádio. Fluxo de pico é entre 10^{-5} e 10^{-4} W/m^2;
  • Tipo X: São as maiores, podem causar apagões de rádio no mundo inteiro e longas turbulências. Cujo fluxo de pico é maior que 10^{-4} W/m^2.

Existem as categorias A e B, que são menores que a C. O tipo B fica entre 10^{-6} e 10^{-7} W/m^2, enquanto o tipo A é menor que 10^{-7} W/m^2. Dentro de cada categoria tem uma escala linear, para comparar a intensidade das erupções de mesmo tipo. Por exemplo, M2 é dez vezes mais intenso que M1.

Como afetam as comunicações?

Embora a Terra tenha uma magnetosfera que protege contra grande parte da radiação, raios-X de alta energia das erupções solares podem causar danos aos astronautas e sistemas eletrônicos das naves espaciais. Os raios-X de energia mais baixa entram na ionosfera da Terra, aumentam a ionização desta camada atmosférica e interferem nos satélites de comunicações e GPS, podendo danificar seus chips e reduzir a vida útil dos satélites.

As erupções solares não podem ser confundidas por Ejeções de Massa Coronal (EMC), que serão assunto para outro post.

 

Print Friendly, PDF & Email
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

1 thought on “Como se formam as erupções solares?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *