Energia, Energia renovável, Gadgets, Sustentabilidade

Usinas hidrelétricas portáteis

Imagine uma usina hidrelétrica que você pode levar para onde quiser. As usinas hidrelétricas portáteis são o assunto deste post.

Princípio de funcionamento

O princípio de funcionamento é o mesmo de uma usina hidrelétrica convencional, porém em escala menor. Para saber este princípio, clique no botão abaixo.

Usina hidrelétricaClique aqui

Aplicações

Estas usinas hidrelétricas portáteis podem ser usadas em locais longe da civilização, onde não há um sistema de distribuição de energia. Podem servir como fontes energéticas de emergência. É uma boa alternativa para quem mora perto de um rio.

Usinas hidrelétricas portáteis com mini turbinas

Uma mini turbina move um gerador e produz energia para recarregar a bateria e outro aparelho com USB. Este é o Estream, um gerador portátil usado para recarregar smartphones.

O interior do Estream abaixo. A turbina gira com um fluxo de água, acionando um conjunto de engrenagens e um gerador. Este produz corrente alternada (CA) que é convertida para contínua (CC) por um retificador. A tensão CC vai para uma bateria recarregável.

Produz de 2,5 W a 5 W, leva 4,5 horas para carregar totalmente a bateria. Com a bateria cheia pode recarregar até 3 smartphones. Este video mostra o funcionamento do Estream.

Outra usina portátil com uma mini turbina é a Blue Freedom. Funciona de forma semelhante.

Tem uma bateria recarregável de 5000 mAh (mili-ampère hora), fornece 5 W, 1 A e tem 2 portas USB para recarregar aparelhos. A mini turbina azul fica no rio recebendo o fluxo de água.

Usina com parafuso de Arquimedes

Algumas usinas hidrelétricas portáteis têm um parafuso de Arquimedes como este da HydroCoil. O fluxo gira o parafuso.

Pesa 18 kg, pode fornecer até 1,5 kW, tem 85 cm de comprimento e 15 cm de diâmetro. De acordo com a empresa, tem uma eficiência entre 79 e 83%. Várias usinas podem ser montadas para produzir mais potência, formando módulos.

Outros tipos

Este é outro tipo de usina, tem um flutuador. De acordo com a empresa Bourne Energy, produz até 500 W, pesa 30 libras (13 kg) e pode ser colocado em qualquer rio mais fundo que 4 pés (1,22 metros).

Mostrando como esta usina pode ser transportada. Tem as versões civil (BPP-1) e a militar (BPP-2), esta é mais leve e pode produzir 600 W.

Este é o gerador hidrelétrico Cappa produzido pela Ibasei, pode produzir 250 W com uma vazão de 6,5 pés/segundo (1,98 metros/segundo).

 

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *