Espaço, Exploração, História, Meio ambiente

Notícia: Rios antigos em Marte

Foi encontrada evidência de que bilhões de anos atrás, havia rios antigos em Marte.
Fonte: Universe Today (Traduzido para o Português)

Bilhões de anos atrás, Marte provavelmente era um lugar mais quente e molhado que o mundo frio, seco e estéril que vemos hoje. Se houve vida lá ou não permanece uma questão em aberto. Mas tem uma grande evidência mostrando que Marte tinha as condições necessárias para a vida no passado, incluindo pelo menos um sistema de redes fluviais.

Em uma série de imagens da câmera de alta resolução da ESA, tem sinais claros de um sistema fluvial. A área fica no sul das terras altas de Marte. No leste da cratera Huygens, uma grande bem conhecida cratera marciana e no norte de Hellas. Hellas é o maior bacia de impacto do planeta vermelho.

A área é uma das mais antigas superfícies de Marte. É entre 3,5 e 4 bilhões de anos de idade e é uma área com muitas crateras.

ESA é a Agência Espacial Europeia. Aqui estão as imagens do lugar onde ficava uma bacia fluvial, se parece com um ramo de árvore. As images são da mesma fonte da notícia.

A imagem em cores falsas que representam a altitude. O azul é mais baixo e o vermelho é a altitude mais alta.

Este é o rio Yarlung Tsangpo no Tibet. Tem o mesmo padrão que o rio marciano.

Em uma conferência de imprensa, a ESA disse que os canais marcianos eram provavelmente causados por águas superficiais do forte fluxo do rio. Fortes chuvas também contribuíram para isso. O fluxo poderia ter “cortado pelo terreno existente de Marte, forjando novos caminhos e esculpindo uma nova paisagem.”

Independente de como a água chegou lá, fica claro que tinha água fluindo na superfície. Um número de atuais e futuras missões estão e estudarão Marte por pistas sobre o passado aquoso. Água marciana é realmente a questão central quando se trata de estudar o planeta.

Print Friendly, PDF & Email

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *