Geologia, Mecânica, Meio ambiente, Temperatura, Termodinâmica

Como as placas tectônicas se movem?

Neste post é explicado o que são e como se movimentam as placas tectônicas. Também são mostrados os tipos de movimentos.

O que são placas tectônicas?

A camada mais externa da Terra, depois da atmosfera, é a litosfera. É composta pela crosta terrestre e o manto superior. A litosfera é rígida e dividida em vários pedaços que são as placas tectônicas. Estes pedaços carregam os continentes e a superfície dos oceanos, e ficam em cima da parte superior do manto chamada astenosfera.

A litosfera é feita de rochas e minerais e tem entre 70 a 100 km de profundidade. Pode ser dividida em duas camadas que representam os elementos mais abundantes: Sial (silício e alumínio) e Sima (silício e magnésio). O Sial é menos denso que o Sima.

Convecção do manto

A maior parte do manto é feita de silicatos de ferro e magnésio. O manto inferior é mais quente e liquefeito pois fica perto do núcleo. Enquanto o manto superior é mais frio e pastoso. O manto quente fica menos denso e sobe em direção à superfície, enquanto o manto mais frio desce por ser mais denso. Como resultado, são criadas várias células de convecção que movem as placas tectônicas. As temperaturas do manto ficam entre 1000°C e 3000°C.

Movimento das placas

As placas tectônicas podem se afastar uma das outras, é o movimento divergente. Este cria uma fenda que é preenchida com magma. Enquanto um movimento convergente é quando duas placas vão em direção uma da outra. Quando duas placas se movem em direções opostas, é um movimento de deslizamento.

Em um movimento convergente, a placa mais fina se curva e desce para baixo, este movimento é chamado de subducção. Neste caso, a velocidade da placa mais fina é maior do que a velocidade de convecção do manto. Se move da mesma forma que uma corrente se escorregando de uma mesa. Eventualmente, uma parte da litosfera submersa quebra e afunda no manto.

Deriva continental

Este mapa mostra todas as placas tectônicas que existem.

Ao monitorar o movimento das placas, é possível prever para onde os continentes irão. Daqui a 250 milhões de anos, os continentes vão se juntar novamente e formar a Pangaea Ultima.

 

Print Friendly, PDF & Email

About Pedro Ney Stroski

1 thought on “Como as placas tectônicas se movem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *