Geologia, Meio ambiente, Visitas

Visitando a Cordilheira dos Andes

Durante minha viagem ao Chile, visitei parte da Cordilheira dos Andes próxima de Santiago, capital do Chile. Neste post, são mostradas as paisagens da cadeia de montanhas mais extensa do mundo.

Formação dos Andes

A Cordilheira dos Andes surgiu com o movimento convergente das placa tectônicas de Nazca e Sul-Americana. Nesta subducção, a placa de Nazca desce e a placa Sul-Americana é empurrada para cima formando a cadeia de montanhas.

Para saber como estas placas se movem, clique no botão abaixo.

Placas tectônicasClique aqui

Montanhas ao leste de Santiago

Ao leste de Santiago, pegando a estrada Camino a Farellones, têm belas paisagens com várias montanhas. Neste trajeto você passa pela Cometierra e Corral Quemado. Esta área tem várias estações de ski que funcionam no inverno.

Uma igreja isolada.

Como é uma área isolada, são usados painéis fotovoltaicos para fornecer energia para as lâmpadas durante a noite.

Este é o rio Mapocho, nasce da confluência dos rios San Francisco e Molina. O rio Molina vem do degelo do Cerro El Plomo da Cordilheira dos Andes e o rio San Francisco vem das montanhas de Yerba Loca. O rio Mapocho cruza o centro de Santiago.

Devido ao clima seco, há muitos cactos na estrada e nas montanhas.

Cajon del Maipo

No sudeste de Santiago, o Cajon del Maipo é uma região de ecoturismo onde são feitas atividades ao ar livre como: rafting, camping, piqueniques, etc. Estas são algumas paisagens desta região na estrada Camino Al Volcán.

As montanhas do Cajon del Maipo são ricas em pedras, permitindo a construção de pedreiras.

As “linhas” nestas montanhas são causadas pelo movimento das placas Sul-Americana e Nazca.

Este é o rio Maipo, nasce na encosta ocidental do vulcão Maipo a 5523 metros de altitude. Tem 250 km de comprimento, seus afluentes são os rios Colorado, Yeso e Volcán. A água deste rio vem do degelo.

Rio Maipo visto da ponte do estuário de El Engenio.

Praça de Armas da comuna de San José del Maipo. Esta comuna tem mais de 18.000 habitantes, 4994,8 km² de área e fica a 46 km de distância de Santiago.

Túnel ferroviário de El Tinoco, fica perto da localidade de San Afonso.

 

Print Friendly, PDF & Email

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *