Aprendizagem de máquina, Automação, Biologia, Medicina, Notícia, Novas tecnologias, Robótica

Cateter robótico navega dentro de um coração

Um cateter robótico se move pelas paredes do coração de um porco para ajudar cirurgiões.

Fonte: CGTN (Traduzido para o Português)

É a primeira vez que pesquisadores mostraram um robô cirúrgico realmente autônomo que pode navegar dentro do coração, não controlado por um médico com um joystick, de acordo com o estudo na revista Science Robotics na Quarta-feira.

Cirurgiões do coração rotineiramente empurram um tubo fino chamado cateter, torcendo e girando vasos sanguíneos para fazer reparos no coração sem uma cirurgia aberta.

Assim como baratas navegam pelas paredes e ratos com os seus bigodes, o cateter mapeia o caminho pelo coração tocando periodicamente nas válvulas e paredes tão levemente – com a força de um pedaço de manteiga na sua mão, disse Dupont. A tecnologia combina imagens de câmera com aprendizagem de máquina para interpretar qual tecido está tocando e quão duro.

Esta é a única foto da sonda robótica. Usa um sensor ótico de toque e uma câmera.

A demonstração de tecnologia ainda vai demorar anos até chegar a qualquer sala de operação, e não foi feita para substituir um cirurgião, segundo Dupont.

Em vez disso, ele afirma que pode liberar o tempo do cirurgião para focar em tarefas mais difíceis, comparando com o piloto automático – e também reduzir o tempo que pacientes e equipe médica está exposta a raios X que atualmente são necessárias para navegação.

A equipe de Dupont testou o cateter robótico em 83 procedimentos de porcos vivos em laboratório. O dispositivo encontrou o alvo, na média levou segundos mais que um médico enfiando um cateter no lugar. Mas diz que o cateter robótico vai aprender, como humanos, e ficar melhor e mais rápido com a prática.

A imagem mostrada pela sonda em um computador. Tirada desta fonte.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *