Comunicações sem fio, Exploração, Interface cérebro-máquina, Novas tecnologias, Robótica

Conheça os robôs de telepresença

Robôs de telepresença ou avatares robóticos são máquinas para comunicação e interação com ambientes distantes. Serão utilizados em muitas áreas e são o assunto deste post.

Como são?

Alguns robôs de telepresença são máquinas de videoconferência com um sistema de locomoção. O operador vê o ambiente com a câmera do robô e pode se comunicar com quem estiver presente no ambiente.

Robôs de telepresença

Em alguns robôs, é possível instalar um tablet ou smartphone para o operador ter uma presença virtual onde o robô for.

Robôs de telepresença com tablet

Também existem robôs de telepresença com uma aparência mais “robótica”. Têm braços, pernas e outros atuadores para manipular objetos e operar em ambientes perigosos como o espaço. Este é avatar robótico russo SAR-401, é usado na Estação Espacial Internacional.

SAR-401

Comunicação e controle

Um robô de telepresença pode ser controlado pela internet por meio de Wi-Fi ou 4G/LTE. O WebRTC é um software de código aberto que permite comunicação em tempo real entre browsers e dispositivos móveis. Browser é um programa para navegar pela internet como Google Chrome, Opera, etc.

Wi-FI avatar robot

No robô, a comunicação entre o dispositivo móvel e o sistema de locomoção é por meio do Bluetooth. Já foi publicado um post mostrando o funcionamento do Bluetooth.

BluetoothClique aqui

Existem vários tipos de sistemas de locomoção, inclusive com Arduino. Robôs com apenas 2 rodas, como o Double, têm um sistema de equilíbrio.

Double

Avatares robóticos mais avançados são controlados pelos movimentos do operador em um sistema mestre-escravo. Os movimentos do operador são detectados pelos sensores de força, temperatura e toque. Atuadores de vibração, força e pressão servem para o operador sentir os objetos manipulados pelo robô.

Avatar robótico

Avatar robótico sensores e atuadores

Alguns avatares robóticos podem ser controlados diretamente pelo cérebro através de um EEG ou aparelho de ressonância magnética.

Controle por pensamento

Clique no botão para saber sobre controle por pensamento.

Interface cérebro-máquinaClique aqui

Vantagens e desvantagens

As vantagens de usar robôs de telepresença são:

  • Maior mobilidade e adaptabilidade de videoconferência.
  • Redução de gastos com deslocamento e aumento da produtividade.
  • Pode entrar em áreas perigosas sem riscos.

Algumas desvantagens:

  • Autonomia é limitada devido às baterias.
  • Alguns sugerem explorar o espaço com avatares. Devido ao limite da velocidade da luz, vai ter um tempo de atraso na comunicação entre o operador e o robô. Esta janela mostra o atraso de comunicação com a Mars Express, nave na órbita de Marte.

Atraso de comunicação

  • Limite de mobilidade, por exemplo, um robô de telepresença com rodas não pode subir escadas.
Print Friendly, PDF & Email

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *