Aprendizagem de máquina, Inteligência artificial, Luz, Notícia, Novas tecnologias, Telecomunicações

Holograma que fala em outros idiomas

Uma nova tecnologia da Microsoft foi apresentada em Las Vegas. Um holograma que pode falar uma outra língua sem que a pessoa saiba o idioma.

Fonte: Futurism (Traduzido para o Português)

Na quarta-feira, executiva da Microsoft, Julia White subiu ao palco na conferência de parceiros da empresa Inspire para demonstrar como agora é possível não apenas criar um holograma incrivelmente real de uma pessoa, como também fazer o holograma falar outra língua na própria voz da pessoa.

Esta demonstração foi possível graças à combinação de duas tecnologias existentes – realidade mista e texto-para-fala neural – e prenuncia um futuro onde a tecnologia diminui enormemente as barreiras existentes na comunicação humana.

Texto-para-fala neural é uma tecnologia de redes neurais, que faz uma máquina falar como um humano. Este é um vídeo em inglês onde a palestrante mostra o holograma dela mesma falando japonês, mesmo sem ela saber falar o idioma.

Clique neste link se você não consegue ver o vídeo. Você precisa usar um HoloLens para gerar o holograma.

Como a Microsoft fez esta demonstração extraordinária, o primeiro passo foi criar o holograma em tamanho real da White. Para fazer isto, ela visitou um dos studios de captura da empresa Mixed Reality, onde suas apresentações foram gravadas em inglês.

Isto seria o suficiente para qualquer um vestindo o HoloLens da Microsoft se sentir como White na frente deles, fazendo discurso.

Para fazer com que ela pareça falando japonês, a Microsoft usou a tecnologia texto-para-fala neural para criar a “Assinatura personalizada da voz” de White. Ao obter isto, pode fazer o holograma falar qualquer coisa em qualquer língua, e o áudio vai parecer a voz da palestrante.

Esta tecnologia certamente será usada em games.

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *