Aprendizagem de máquina, Inteligência artificial, Luz, Novas tecnologias, Telecomunicações

Notícia: Holograma que fala em outros idiomas

Uma nova tecnologia da Microsoft foi apresentada em Las Vegas. Um holograma que pode falar uma outra língua sem que a pessoa saiba o idioma.

Fonte: Futurism (Traduzido para o Português)

Na quarta-feira, executiva da Microsoft, Julia White subiu ao palco na conferência de parceiros da empresa Inspire para demonstrar como agora é possível não apenas criar um holograma incrivelmente real de uma pessoa, como também fazer o holograma falar outra língua na própria voz da pessoa.

Esta demonstração foi possível graças à combinação de duas tecnologias existentes – realidade mista e texto-para-fala neural – e prenuncia um futuro onde a tecnologia diminui enormemente as barreiras existentes na comunicação humana.

Texto-para-fala neural é uma tecnologia de redes neurais, que faz uma máquina falar como um humano. Este é um vídeo em inglês onde a palestrante mostra o holograma dela mesma falando japonês, mesmo sem ela saber falar o idioma.

Clique neste link se você não consegue ver o vídeo. Você precisa usar um HoloLens para gerar o holograma.

Como a Microsoft fez esta demonstração extraordinária, o primeiro passo foi criar o holograma em tamanho real da White. Para fazer isto, ela visitou um dos studios de captura da empresa Mixed Reality, onde suas apresentações foram gravadas em inglês.

Isto seria o suficiente para qualquer um vestindo o HoloLens da Microsoft se sentir como White na frente deles, fazendo discurso.

Para fazer com que ela pareça falando japonês, a Microsoft usou a tecnologia texto-para-fala neural para criar a “Assinatura personalizada da voz” de White. Ao obter isto, pode fazer o holograma falar qualquer coisa em qualquer língua, e o áudio vai parecer a voz da palestrante.

Esta tecnologia certamente será usada em games.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *