Biologia, Educação ambiental, Geologia, Meio ambiente, Visitas

Visitando o Parque Estadual de Vila Velha

Visitei o Parque Estadual de Vila Velha, famoso por suas esculturas de arenito. Estes monumentos naturais são mostrados neste post. 

Onde fica?

Este parque fica no estado no Paraná, Brasil, 95 km de Curitiba e 23 km de Ponta Grossa. 25° 23′ de latitude Sul e 50º longitude Oeste. Foi fundado em 12 de Outubro de 1953. Em 1966, foi tombado pelo Departamento Histórico e Artístico do Estado do Paraná.

Geologia do Estado

Estes monumentos são feitos de arenito, um tipo de rocha sedimentar formado por desintegração do granito pelas ações do vento e da chuva. Os grãos de granito formam a areia, as camadas de areia de cima pressionam as de baixo, estas são compactadas e endurecidas, formando o arenito. A chuva e os ventos deram forma para as rochas.

O arenito de Vila Velha foi formado há 300 milhões de anos atrás no período Carbonífero da era Paleozóica. Este período foi caracterizado pelo surgimento dos primeiros répteis e grandes árvores primitivas. Naquela época, esta região era coberta de gelo e próxima do polo Sul.

Este parque fica em cima da chamada Bacia do Paraná, uma grande sequência de rochas sedimentares e vulcânicas. Esta bacia começou a ser formada há 443 milhões de anos atrás, no período Siluriano, quando as primeiras plantas terrestres surgiram. Sua formação foi concluída no período Cretáceo.

Ao leste do estado tem o Escudo Paranaense, é uma formação mais antiga, com mais de 3 bilhões de anos. Possui rochas magmáticas e metamórficas que formam a Serra do Mar. O litoral tem rochas sedimentares recentes da atual época do Holoceno.

Andando por Vila Velha

Esta parte mostra as esculturas de arenito. Este parque tem grandes blocos de arenito, muitos separados por erosão.

Este bloco lembra a cabeça de um macaco, ou um leão, repare olhos fechados, nariz e boca.

Cabeça do macaco

Esta é a escultura do camelo.

Camelo

A ação da chuva criou moldes de garrafas nestas rochas.

Esta escultura é conhecida oficialmente como cabeça do índio.

Este parece uma mão, ou duas juntas.

O leão em posição de esfinge.

Esta é a bota.

Bota

A taça, a estrutura mais famosa de Vila Velha.

Os principais fatores de degradação dos monumentos são a chuva e pessoas que escrevem nome e sobem nas esculturas. O parque deve ser preservado para que as próximas gerações possam apreciar este patrimônio. Após as estruturas de arenito, tem um caminho dentro da floresta com paredes rochosas.

Outras atrações

Além das estruturas de arenito, há a Lagoa Dourada e as Furnas. Porém, no dia em que visitei, só foi possível ver os arenitos. Outras atrações do Parque serão assunto para um futuro post, terei que ir novamente para ver a Lagoa e as Furnas. O Parque Vila Velha fica fechado nas terças-feiras.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

4 thoughts on “Visitando o Parque Estadual de Vila Velha

  1. Muito legal essa visita! Já tive a oportunidade de ir ao local e rever fotos de lá e as explicações foi bom demais. Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *