Energia, Materiais, Notícia, Novas tecnologias, Supercondutores, Temperatura

Supercondutor teórico a alta temperatura

Um supercondutor a base de hidrogênio pode teoricamente funcionar a 200ºC, mas precisa de uma pressão muito elevada.

Fonte: Science News (Traduzido para o Português)

Cientistas calcularam que um composto rico em hidrogênio poderia conduzir eletricidade sem resistência a temperaturas por volta de 200ºC – muito acima do ponto de ebulição da água 100ºC. Se esta previsão for confirmada experimentalmente, o material pode estar em grande contraste com todos os supercondutores conhecidos, estes devem ser resfriados abaixo da temperatura ambiente para funcionar.

Todos os supercondutores existentes precisam ficar a temperaturas muito baixas, próximas do zero absoluto para funcionar. Por isso, têm aplicações limitadas. Um fio supercondutor tem resistência zero e seria excelente na transmissão de energia elétrica, pois não haveria perda de energia.

O novo supercondutor previsto – um composto de hidrogênio, magnésio e lítio – tem as suas complicações. Deve ser submetido a pressão extremamente alta, aproximadamente 2,5 milhões de vezes a pressão da atmosfera da Terra.

Este trabalho foi feito pela equipe de Hanyu Liu, da Universidade Jilin, em Changchun, China.

Se o novo cálculo for confirmado, o supercondutor proposto poderia superar a temperatura recorde da equipe de Hemley. “Isso é uma previsão importante usando o nível de teoria que provou ser precisa”, disse Hamley, da Universidade de Illinois em Chigago, que não estava envolvido na pesquisa.

O supercondutor teórico tem átomos de lítio (verde), magnésio (azul) e hidrogênio (vermelho), cuja fórmula química é Li_{2}MgH_{16}, de acordo com as fontes.

Se este supercondutor por criado na prática, não haverá grandes mudanças. Porque precisa de uma pressão muito alta, limitando as aplicações.

 

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *