Geologia, História, Notícia

Descoberta placa tectônica perdida

No Oceano Pacífico, próximo da América do Norte, foi descoberta uma placa tectônica, a qual muitos geofísicos não acreditavam na sua existência.

Fonte: Live Science (Traduzido para o Português) 

Cientistas reconstruíram uma placa tectônica perdida que pode ter dado origem ao arco de vulcôes no Oceano Pacífico, 60 milhões de anos atrás.

A placa, chamada de Ressurreição, foi controversa entre os geofísicos, alguns acreditavam que nunca existiu. Mas a nova reconstrução coloca a borda da placa rochosa ao longo de uma linha de vulcões antigos, sugerindo que já foi parte da crosta (camada superior da Terra) no que hoje é o Norte do Canadá.

“Vulcões formam na fronteira da placa e, quanto mais placas houverem, mais vulcões haverão.” disse em um comunicado Jonny Wu, um geologista da Universidade de Houston. “Vulcões também afetam a mudança climática. Então, quando você tenta modelar a Terra e entender como o clima mudou … você quer saber quantos vulcões estiveram na Terra”.

Wu e seu co-autor, candidato a doutor de geologia da Universidade de Houston, Spencer Fuston, usaram um modelo computacional da crosta da Terra para “desdobrar” o movimento das placas tectônicas desde o início do Cenozóico, a era geológica que começou 66 milhões de anos atrás. Geofísicos já sabiam que haviam duas placas no Pacífico naquela época, as placas Kula e Farallon.

Porque muito magma está presente ao leste da antiga localização destas placas, onde hoje são Alaska e Washington, alguns geofísicos argumentam que há uma peça faltando no quebra-cabeça, uma placa teórica chamada de Ressurreição. Este magma teria sido deixado para trás por atividade vulcânica na fronteira da placa. 

Todas estas placas mergulharam sob a crosta terrestre em um processo chamado de subducção. Wu e Fuston usaram a reconstrução por computador para desfazer a subducção, virtualmente levantando as placas de volta à superfície e rebobinando o movimento. Quando é feita, eles descobriram que Ressurreição se encaixa. Eles relataram o achado em 19 de Outubro na GSA Bulletin.

Como a placa tectônica foi descoberta
A placa tectônica Ressurreição foi localizada com o método do Slab Unfolding, que achatou a placa submersa de Farallon. Fonte: A mesma da notícia.
A placa tectônica Ressurreição
A localização da antiga placa tectônica Ressurreição. Fonte: A mesma da notícia.

“Quando “levantada” de volta à superfície da Terra e reconstruída, as fronteiras da antiga placa Ressurreição combinam com o antigo cinturão de vulcões nos estados de Washington e Alaska, proporcionando uma ligação muito procurada entre o antigo Oceano Pacífico e o registro geológico norte-americano”, disse Wu.

Mais informações sobre placas tectônicas, clique no link a seguir.

Placas tectônicasClique aqui

Um vídeo do modelo do movimento das placas, Ma=milhões de anos.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *