Espaço, Notícia

Foguete Longa Marcha caindo (Atualização)

O foguete Longa Marcha 5B 2Y, lançado em 29 de Abril que transportava o módulo espacial Tianhe, perdeu o controle e pode cair em qualquer lugar da Terra.

Fonte: Live Science (Traduzido para o Português)

O enorme núcleo de 30 metros de altura do foguete chinês está caindo descontroladamente na órbita baixa da Terra e pode fazer uma reentrada descontrolada pela atmosfera nos próximos dias, de acordo com as notícias.

Após a implantação do módulo, esperava-se que o núcleo do foguete fizesse manobras para uma reentrada controlada na atmosfera da Terra, de acordo com a SpaceNews, porém, isso não aconteceu.

Radares terrestres detectaram o núcleo do foguete girando em órbita, oscilando com altitudes entre 170 e 372 km e viajando a mais de 25.490 km/h. (As forças armadas dos EUA o chamaram de objeto 2021-035B, você pode monitorá-lo aqui).

Eventualmente, o arrasto na atmosfera da Terra acabará por puxar o núcleo do foguete para fora da órbita. Porém, devido à alta velocidade e à altitude variável, é impossível prever onde irá cair na superfície da Terra. Maior parte do núcleo será queimada na atmosfera, mas há uma chance de que alguns destroços sobrevivam a reentrada e caiam na terra ou no oceano.

Infelizmente, não é a primeira vez. Em maio de 2020, um foguete Longa Marcha 5B atravessou a atmosfera, queimando parcialmente na descida, a Live Science relatou anteriormente. A maior parte do núcleo caiu no Oceano Atlântico, mas alguns destroços pararam na África Ocidental. De acordo com o South China Morning Post, alguns pedaços de detritos caíram em vilas na Costa do Marfim, embora nenhuma morte foi relatada.

Jonathan McDowell, um astrofísico de Harvard e rastreador de objetos orbitais, notou que o núcleo do Longa Marcha 5B é o objeto mais pesado a fazer uma reentrada descontrolada em quase 3 décadas. Antes de quebrar, o núcleo pesava 17,800 kg; a última vez que um objeto pesado fez uma reentrada descontrolada foi em 1991, quando a estação espacial soviética Salyut-7 de 19.920 kg caiu na Argentina, McDowell escreveu no Twitter.

De acordo com a fonte Space.com, provavelmente os destroços caiam no dia 9 de Maio.

Longa Marcha 5B
O núcleo do foguete é a parte central que liga os propulsores laterais (four boosters) e a carga útil (payload) na ogiva. Fonte: Civilsdaily.

Atualização

Os restos do foguete caíram no Oceano Índico, ao norte das ilhas Maldivas.

Localização das Maldivas. Fonte: Google Maps.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *