Energia, Espaço, Gadgets, Magnetismo, Novas tecnologias

Transmitindo energia elétrica sem fio

Imagine recarregar os aparelhos eletrônicos sem ligar na tomada. A tecnologia de transmitir energia elétrica sem fio já existe e é o assunto deste post.

Origem

O primeiro a transmitir energia elétrica sem fio foi Nikola Tesla. Em 1893, Tesla demonstrou a transmissão sem fio acendendo lâmpadas fosforescentes. Em 1899, ele acendeu 200 lâmpadas e um motor a uma distância de 40 km. Este é um sistema de transmissão de energia usando uma frequência de ressonância. Foi patenteado em 15 de Maio de 1900.

energia elétrica sem fio de Tesla
No lado esquerdo, a energia era produzida pelo gerador G. O lado direito é o receptor, ao receber energia sem fio, lâmpadas L eram acesas e os motores M eram acionados. As esferas D e D’ funcionavam como placas de um capacitor aberto. Fonte: Worldtruth.tv.
Energia sem fio
O aparato no Museu Técnico Nikola Tesla de Zagreb, Croácia.

Fiz uma série de posts sobre este museu, onde há muitas coisas legais e interessantes.

Museu Técnico Nikola Tesla de ZagrebClique aqui para acessar todas as partes

Carregamento indutivo

Este método de carregamento usa o mesmo princípio da indução eletromagnética aplicado nos transformadores. No lado transmissor, um circuito gerador de corrente alternada (Transmitter) alimenta a bobina de transmissão feita de cobre, esta produz um campo magnético alternado. Este campo induz uma tensão alternada na bobina receptora de cobre, a tensão passa por um retificador (Receiver) e é estabilizada para alimentar a carga (Load) com corrente contínua (CC).

carregamento indutivo
Fonte: Semworks.

O carregamento indutivo já é aplicado para carregar aparelhos eletrônicos como escovas de dente elétricas e smartphones.

Carregamento indutivo para celulares
Fonte: Tenpire.
energia elétrica sem fio para CE
Os carros elétricos serão os maiores beneficiados com esta tecnologia. Estes carregadores podem ser instalados em estacionamentos. Porém, aumentará a demanda por energia elétrica. Fonte: CleanTechnica.

A densidade do fluxo magnético B em um ponto no centro de uma bobina achatada circular:

B=\frac{\mu _{o}NiR^2}{2(R^{2}+x^{2})^{3/2}}

  • \mu _{o} é a constante de permeabilidade magnética no vácuo, cujo valor é 1,26\cdot 10^{-6} H/m.
  • i, a corrente elétrica.
  • R, o raio da bobina.
  • N, o número de espiras.
  • x, a distância entre o ponto e o indutor.

O carregamento indutivo só funciona para curtas distâncias. Para obter maior eficiência, as bobinas devem ser fortemente acopladas (Z menor do que D) e operarem abaixo da frequência de ressonância. Se operarem na frequência de ressonância, a eficiência cairá devido à geração de calor. A frequência de ressonância será assunto para um futuro post.

acoplamento de indutores
À esquerda, indutores fortemente acoplados, Z menor que D. À direita, indutores fracamente acoplados, Z igual ou maior que D. Fonte: Android Authority.

Transmissão de energia elétrica sem fio por laser

Para longas distâncias, estão sendo pesquisados meios de transmitir energia elétrica por laser. O receptor tem uma célula fotovoltaica monocromática, que converte a luz do laser em CC. Se necessário, passa por um inversor para se tornar CA.

Drone movido a laser
Um aeromodelo da NASA alimentado por laser, com painéis fotovoltaicos. Fonte: (Shu, 2011).

A transmissão por laser tem boa diretividade, menor dispersão e não interfere com outras ondas eletromagnéticas usadas em rádio, Wi-Fi, etc. É necessário um sistema de controle automático para saber a posição do receptor em relação ao transmissor em tempo real. Satélites poderão receber energia solar do espaço, onde a intensidade é maior pois não há perdas pela absorção e reflexão atmosféricas e, transmitir para a Terra por feixes de laser.

energia elétrica sem fio por satélite
Com satélites transmitindo eletricidade sem fio, a energia solar poderá se tornar muito mais competitiva. Fonte: All about circuits.

Existem também transmissões de energia elétrica sem fio por micro-ondas e ressonância, serão explicadas em outro post.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

2 thoughts on “Transmitindo energia elétrica sem fio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *