Nanotecnologia, Notícia, Novas tecnologias

Camaleão robótico muda de cor

Foi construído um camaleão robótico que muda de cor de acordo com o ambiente.

Fonte: Science (Traduzido para o Português)

Camaleões mudam de cor usando seus músculos para expandir e contrair os cristais minúsculos na camada superior da pele. Mas é difícil replicar este mecanismo com tecnologia. No novo estudo, cientistas usaram uma aproximação diferente: uma fina camada de cristal líquido que muda de cor baseado na temperatura.

Os pesquisadores empilharam várias camadas de aquecedores de nanofios debaixo da camada de cristal. As camadas de nanofios contêm diferentes padrões, de pontos a grades. O aquecimento seletivo das camadas criam padrões coloridos que ajudam o robô a imitar o ambiente ao redor.

Usando informações de um sensor de cores montado no robô, a “pele artificial de camaleão” pode mudar de cor para combinar com o fundo em tempo real, pesquisadores relataram hoje na Nature Communications. A equipe planeja adicionar um sistema de visão no robô para que a pele artificial possa mais do que mudar apenas a cor, mas também gerar padrões autonomamente. Com alguns ajustes, como uma camada isolante sob os aquecedores de nanofios, os cientistas afirmam que roupas que mudam de cor, um recurso para caça e atividades ao ar livre, podem um dia chegar a uma loja perto de você.

Um vídeo mostrando a demonstração do camaleão robótico. Observe que até o fio que liga o robô muda de cor.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *