Espaço, Eventos, Exploração, Notícia

Eclipse solar marciano

O rover Perseverance da NASA, observou um eclipse solar marciano da pequena lua Phobos, usando a câmera Mastcam-Z. O fenômeno durou 40 segundos.

Fonte: NDTV (Traduzido para o Português)

O rover Perseverance da agência espacial dos EUA (NASA), capturou um vídeo hipnotizante de um eclipse solar no Planeta Vermelho. De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, a câmera a bordo do rover, do tamanho de um SUV, capturou as imagens de Phobos, a lua marciana em forma de batata, cruzando na frente do Sol.

“Estas observações podem ajudar os cientistas a entender melhor a órbita da lua e como a gravidade atua na superfície marciana, formando a crosta e o manto do Planeta Vermelho”, disse a agência espacial americana em uma declaração.

O eclipse foi capturado pela câmera Mastcam-Z da Perseverance no 397º dia marciano. De acordo com a NASA, as novas imagens fornecem a visão mais poderosa de tal evento, apresentando uma alta taxa de quadros não usada antes na superfície marciana. “Eu sabia que ia ser bom, mas não esperava que fosse incrível”, disse Rachel Howson, da Malin Space Science Systems, em São Diego, um dos membros da equipe que opera a câmera Mastcam-Z.

De acordo com a equipe da JPL, o eclipse durou um pouco mais de 40 segundos, muito mais curto do que o eclipse solar envolvendo a Lua na Terra. Porque Phobos é 157 vezes menor do que a Lua, afirmou a equipe. Além de explicar a estrutura de Marte a partir das observações, a JPL da NASA disse que como Phobos circula Marte, sua gravidade exerce uma pequena força de maré no interior do Planeta Vermelho, deformando ligeiramente as rochas na crosta e no manto do planeta.

“Estas forças também mudam lentamente a órbita de Phobos. Como resultado, geofísicos podem usar estas mudanças para entender melhor o quão flexível é a superfície de Marte, revelando mais sobre os materiais dentro da crosta e do manto”, disse a equipe.

Enquanto isso, os cientistas acreditam que Phobos está condenado. A NASA explicou que Phobos está chegando cada vez mais perto de Marte e está destinado a colidir com o planeta em dezenas de milhões de anos. No entanto, a agência espacial acrescentou que as observações do recente eclipse da superfície de Marte sobre duas décadas, permitiram os cientistas refinarem o entendimento da lenta espiral da morte de Phobos.

O vídeo do eclipse.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

1 thought on “Eclipse solar marciano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *