Componentes eletrônicos, Luz, Materiais, Notícia, Novas tecnologias

Filme de perovskita para LEDs

Pesquisadores chineses desenvolveram um filme de perovskita, para aumentar consideravelmente a vida útil e o brilho dos LEDs.

Eu escrevi dois posts sobre a perovskita e como ela irá revolucionar as tecnologias, clique nos links abaixo.

Estrutura e propriedades da perovskitaClique aqui

Perovskita na optoeletrônicaClique aqui

Fonte: Interesting Engineering (Traduzido para o Português)

Liderada pelo professor Xiao Zhengguo, a equipe de pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Hefei, desenvolveu um novo método de fabricação de filmes de perovskita inorgânicos com grãos cristalinos maiores e maior resistência ao calor, abrindo o caminho para LEDs de perovskita mais duráveis e eficientes.

De acordo com Xiao, a inovação aumentou o brilho do LED para 1,16 milhão de nits e estendeu a vida útil operacional para mais de 180 mil horas, superando um obstáculo de longa data que impedia os LEDs de perovskita de alcançar alta eficiência e estabilidade simultaneamente, abrindo caminho para seu uso potencial em displays avançados e iluminação de ultra-alto brilho, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

O que é o nit? É uma unidade que mede o brilho em uma tela, também chamada de candela por metro quadrado (cd/m^{2}). Sendo que candela é a unidade do Sistema Internacional, que mede a intensidade luminosa.

Para aumentar a eficiência luminosa, esforços anteriores se focaram em criar nanopartículas ou camadas de materiais muito finas. Porém, esta aproximação possui grandes limitações, LEDs produzidos por estes métodos têm dificuldade de alcançar alto brilho e geralmente a vida útil é de apenas algumas horas, tornando-os inadequados para aplicações no mundo real.

Em vez de depender de abordagens convencionais, a equipe de pesquisa seguiu um caminho fundamentalmente diferente para superar as limitações dos materiais de perovskita anteriores. Ao introduzir cuidadosamente compostos especialmente selecionados na composição da perovskita e submeter o material a um processo de recozimento em alta temperatura, os cientistas conseguiram desenvolver um novo tipo de filme de perovskita.

Este filme avançado apresenta grãos cristalinos muito maiores, que ajudam a facilitar um melhor transporte de carga, e um número substancialmente reduzido de defeitos, ambos fatores críticos para melhorar o desempenho geral, a estabilidade e a longevidade dos LEDs de perovskita.

Xiao explicou que a ordem estrutural interna melhorada do novo material de perovskita, é crucial para melhorar significativamente a estabilidade e o brilho do LEDs. A pesquisa também mostrou que a eficiência luminosa deste novo LED de perovskita ultrapassou 22%, colocando-o no mesmo nível dos displays comerciais e sinalizando um grande avanço na tecnologia dos LEDs.

Em comparação com as telas de LED e OLED comerciais atualmente disponíveis, o novo LED de perovskita alcança um brilho de mais de 1 milhão de nits. Este nível de brilho o torna adequado para aplicações que requerem alta visibilidade como displays de outdoors e luz especializada. Tipicamente, displays diários alcançam um brilho de apenas alguns milhares de nits.

Ao operar em um nível de brilho comum de 100 nits, o novo LED de perovskita demonstra uma vida útil teórica perto de 200.000 horas, dentro da faixa necessária para atender os padrões de LEDs comerciais.

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *