Componentes eletrônicos, Eletrônica, Luz

Construção do LCD

Neste post eu vou explicar como é feito o display de cristal líquido (LCD). Clique no botão a seguir para ver o post sobre o funcionamento do LCD.

LCD LCDClique aqui

 

Materiais

Aqui estão os materiais que compõem o LCD.

O cristal líquido fica entre duas camadas de polímero, o vidro do LCD é revestido com dióxido de silício para polarizar a luz e é feito de borosilicato para evitar que íons no vidro alterem o campo elétrico e consequentemente o alinhamento dos cristais, o dióxido de silicato é para impedir a passagem de íons. Eletrodos transparentes são feitos com uma camada de óxido de estanho-índio e litografia (criarei um post sobre este processo com mais detalhes).

Modo de fabricação

Para fazer o LCD, primeiro tem que lavar, polir e cortar no tamanho certo. O polimento é feito com este processo.

O vidro deve ser cortado com uma serra de diamante.

Depois o vidro é revestido com dióxido de silício. O próximo passo é colocar os eletrodos transparentes nos substratos de vidro e para isso tem que revestir com óxido de estanho-índio, coloca uma camada fotoresistente em cima e depois usa-se uma máscara para aplicar o processo de fotolitografia, semelhante ao processo de fabricar chips.

O próximo passo é usar um filme de polímero de poliamida para revestir o substrato com eletrodo para alinhar o cristal líquido com o substrato. Em seguida o cristal líquido finalmente é injetado entre dois substratos, a célula de LCD deve ter entre 5 a 25 micrômetros de espessura. Finalmente constrói o circuito eletrônico para controlar o LCD.

 

 

 

About Pedro Ney Stroski

2 thoughts on “Construção do LCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *