Motores, Robótica

Motores de passo

Neste post, eu explicarei como motores de passo funcionam. Motores de passo são motores que giram em passos devido a ativação de bobinas no estator. Este tipo de motor tem muitos fios na entrada para ligar bobinas específicas.

Princípio de funcionamento

Os dentes do estator têm bobinas e o rotor tem muitos dentes, o motor gira dependendo da sequência em que as bobinas são ativadas. Eu usarei este modelo abaixo para explicar melhor.

O estator tem 8 bobinas, então você tem 4 fontes de sinal (A, B, C e D). Se você ligar somente as bobinas A e -A, os dentes 1 e 4 serão alinhados, desligue as bobinas A e -A e ligue as bobinas B e -B, os dentes 6 e 3 vão se alinhar e o motor vai girar 45°, ligue as bobinas D e -D e os dentes próximos se alinharão com estas bobinas. Neste modelo, o número de dentes no rotor é menos 2 que o número de dentes no estator, então apenas um eixo do estator fica alinhado com as bobinas.

Meio passo

Você pode ter mais precisão com este método, se você ligar duas bobinas adjacentes como -A e D e A e -D o rotor ficará alinhado entre estas bobinas, desligue um dos pares e o rotor moverá 22,5°.

Motor de passo prático

Este é o interior de um motor de passo comumente usado, o rotor tem um ímã permanente dentro e um grande número de dentes, o princípio é o mesmo explicado antes mas agora dois pares de bobinas com 90° de distância devem ser ligadas para dar um ângulo de passo, desligue os dois pares e ligue os outros dois pares e o rotor vai dar outro ângulo de passo. O ímã permanente cria uma força de atração em um lado e uma de repulsão no outro lado do ângulo de passo.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

2 thoughts on “Motores de passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *