Componentes eletrônicos, Energia, Sistema de potência

Tipos de transformadores

No post anterior sobre energia, eu falei sobre como os transformadores funcionam. Neste post eu vou falar sobre os vários tipos de transformadores. Clique no botão a seguir para saber como os transformadores funcionam.

Transformadores TransformadoresClique aqui

 

Transformadores monofásicos

Na engenharia elétrica fase significa sinal de tensão, quando alguma coisa é monofásica quer dizer que opera com um sinal de tensão. Existem os transformadores monofásicos de baixa potência usados por hobbistas e em fontes DC.

E existem estes transformadores monofásicos de alta potência usados em subestações.

Transformadores trifásicos

Como o próprio nome diz, tem três sinais de tensão. Maioria dos transformadores em sistemas de potência são trifásicos.

Bobinas de tensão mais baixa se ligam em configuração delta e as de tensão mais alta se ligam em configuração estrela. Configuração delta é em forma de triângulo e a estrela é em forma de “Y”.

Autotransformadores

Em um autotransformador, tem o mesmo enrolamento para o primário e o secundário. Enquanto o enrolamento de maior tensão é toda a bobina, o enrolamento de menor tensão pega uma parte desta bobina. A esquerda temos o autotransformador abaixador e a direita o elevador.

A equação da relação de transformação, sendo que N_{1}N_{2} são as espiras do primário e secundário respectivamente.

r_{t}=\frac{N_{1}}{N_{2}}

Autotransformadores são mais baratos, mais leves, menores, tem um rendimento maior e menor queda de tensão. Porem não há isolamento elétrico. São usados na redução de distribuição de energia elétrica e lidam com tensões mais baixas que os outros tipos de transformadores.

Transformadores de corrente

Reduzem o nível da corrente elétrica para detectar e medir-lá com um instrumento.

Transformadores de corrente para medição.

Transformador de corrente de alta tensão.

Tipos de enrolamento

Transformadores de alta potência recebem alta corrente, os fios destes transformadores precisam de ter grande área de seção, por isso é comum transformadores terem 2 ou mais fios em paralelo para reduzir perdas por correntes parasitas.

Além do enrolamento espiral, existem outras formas de enrolar os fios dos transformadores. Um dos meios de enrolamento é o cross-over, para alta potência e correntes acima de 20A, consiste em fazer blocos de espiras e deixar espaço entre os blocos. O espaço serve para diminuir o aquecimento.

O enrolamento tipo disco é outra forma de enrolamento cross-over, porem é usado condutores em formato de fita.

No enrolamento sanduíche, são alternados blocos de alta e baixa tensão.

 

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *