Energia, Energia renovável, Meio ambiente

Como gerar energia a partir do lixo?

Um dos maiores problemas ambientais hoje é a grande quantidade de lixo produzido atualmente. É uma boa ideia transformar toda essa quantidade de lixo em energia devido a grande demanda por energia elétrica. Como gerar energia a partir do lixo é o assunto deste post.

Queima de resíduos

Pode-se simplesmente queimar o lixo, o calor esquenta um caldeirão de água que gera um vapor para acionar turbinas geradoras para produzir energia elétrica. Este tipo de usina funciona como uma termoelétrica comum. Os resíduos que sobrarem vão para o sistema de recuperação.

Produção e queima de biogás

O lixo não-reciclável, por meio da digestão anaeróbica (sem ar), produz o biogás que é composto de 50 a 75% de gás metano e 25 a 45% de dióxido de carbono, o excesso destes gases na atmosfera agrava o efeito estufa. É conveniente usar este gás para gerar energia, tubos de polietileno extraem o biogás.

O biogás tem uma grande quantidade de H_{2}S que é muito corrosivo por se tornar um eletrólito, este gás precisa ser oxidado com SO_{2} para não danificar os metais.

2H_{2}S+SO_{2}\rightarrow 3S+2H_{2}O

Uma forma de oxidação é com uma pequena quantidade de ar e bactérias aeróbicas. Outra forma é usando um solvente não-aquoso de hidrocarboneto que contêm dióxido de enxofre.

Depois o biogás é resfriado e separado por vapores para extrair o metano que é submetido a combustão para criar vapores para acionar turbinas geradoras, o resto dos resíduos é usado como fertilizante.

A queima direta do lixo emite gases tóxicos da fuligem na atmosfera, enquanto que usando o biogás do lixo é menos poluente. Porem produzir biogás para gerar energia é mais caro que a simples queima.

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

13 thoughts on “Como gerar energia a partir do lixo?

  1. Fiquei na dúvida se é para leigos o artigo. Ele começa leve, depois passa a ter fórmulas e usar linguagem técnica.
    Faltou dizer na queima o que é o sistema de recuperação (essa parte terminou de forma muito abrupta).
    Mas traz informações úteis, de forma geral.

  2. Parabéns pela matéria! Eu acredito que essa saída do biodigestores logo deverá ser uma solução adotada por muitos países que são grandes produtores de lixo. A biotecnologia aplicada, utilzando algumas texnicas de fermentação pode nos ajudar muito nesse processo.

  3. Interessantíssimo o seu post, inclusive ontem este tema foi debate e assunto da minha prova, e graças a Dra. Renée Veiga, a qual trabalho junto, eu pude ler seu artigo e, se me permite dizer, me clareou muito a respeito das possibilidades de geração de energia à partir do lixo. Gostaria inclusive de saber, mesmo que por suposição, qual seria o custo de uma implantação desse processo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *