Comunicações sem fio, Novas tecnologias, Processamento digital de sinais, Telecomunicações

Como funciona a TV digital?

Neste post eu vou falar sobre TV digital. Como funciona e as vantagens sobre a TV analógica. Darei uma introdução a TV analógica antes de falar da digital.

TV analógica

A TV analógica funciona da seguinte forma: Uma câmera de vídeo tira 30 fotos por segundo, cada foto é dividida em pixels e cada pixel contêm informação sobre a cor e o brilho da foto. Estas informações são codificadas e transmitidas. Ao chegar na antena da TV, o sinal passa por um filtro demodulador para separar os sinais de vídeo e áudio. O sinal de vídeo possui as informações dos pixels que vão para os circuitos: separador de sincronia e amplificador de sinal de vídeo. Aqui é um sinal de vídeo de televisão visto pelo osciloscópio mostrando os pulsos de sincronia horizontais e verticais.

A TV usa uma técnica chamada sincronização de sinais, consiste em sincronizar os circuitos eletrônicos de deflexão horizontal e vertical para mostrarem a imagem na tela. Aqui é o fluxograma de recepção de TV. Televisões modernas não usam o transformador flyback.

Aqui mostra como era formada a imagem em uma tela de TV analógica.

Como funciona a TV digital?

Em uma TV digital, os pixels têm informação sobre a posição na tela, cor e brilho em código binário. No conversor o sinal analógico da antena é amostrado, quantizado e dividido em sinais digitais de áudio, vídeo e dados. Depois é enviado para os canais de áudio e vídeo. O conversor externo é chamado de Set-Top box.

Este conversor possui o codificador e a saída PAL-M para ligar às televisões analógicas. Também tem terminais HDMI para TVs modernas de LED ou LCD sem conversor. O Middleware tem a função de receber os comandos do usuário e controlar o sintonizador de RF (mudar de canal), o decoder (língua, censura, legenda, etc), o modem e o display. Este é o diagrama de blocos do conversor embutido na TV.

Para receber o sinal digital, é necessário ter um conversor, que pode ser integrado na TV.

Uma antena UHF (Ultra alta frequência).

E uma televisão que possa ter resolução de 1080p.

Vantagens sobre a TV analógica

  • A TV digital tem uma resolução muito maior que a analógica. Enquanto que a TV analógica tem uma resolução média de 480p (linhas horizontais), a TV digital possui 1080p;
  • Não há mais chuviscos e chiados;
  • Melhor qualidade do som devido a digitalização;
  • Maior largura de banda significa interatividade para obter informações sobre a programação.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

9 thoughts on “Como funciona a TV digital?

  1. Muito interessante! Minha filha perguntou esses dias e eu,obviamente, não consegui responder. Mas vou colocá-la para ler seu artigo e ela vai entender

  2. Muito bom o post, visitei vários sites e achei esse site por acaso, é sempre bom conhecer novos sites com novidades, estava na duvida se a
    tv digital era a mesma coisa da
    tv no pc, mais pelo que entendi aqui, não tem nada a ver uma coisa com a outra 🙂
    o site tec mundo sempre fui meu preferido, mas agora tenho outros na lista!
    Um grande abraço e continuem com o ótimo trabalho 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *