Eletrônica, Eletrônica automotiva, Sensores

Sensores de pressão de pneu

Atendendo a pedidos, eu vou falar dos sensores de pressão de pneu. Falarei como funciona e dos sistemas usados em veículos. Monitorar a pressão dos pneus aumenta a eficiência do combustível e a segurança.

Como funciona?

Os sensores de pressão de ar mais usados são os capacitivos, porque são os mais confiáveis. Uma das placas do capacitor esta ligada a um diafragma fino. A pressão no diafragma causa contração no diafragma e consequentemente a variação na capacitância entre as placas e um diafragma central.

O sensor instalado na roda de um carro.

Este sensor possui uma antena transmissora (a parte metálica no meio) para transmitir dados do sensor para um módulo central. Também tem uma bateria de lítio própria que tem uma vida média de 10 anos.

Sistemas de monitoramento

O sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) serve para lembrar o motorista da hora de calibrar os pneus. Existem dois tipos: o direto e o indireto. O TPMS direto tem um sensor de pressão em cada pneu e transmite os dados para o módulo por ondas de rádio de baixa frequência.

O TPMS indireto substitui sensores de pressão de pneu por um sensor de velocidade em cada roda e transmite o sinal para o módulo de controle do sistema ABS.

O TPMS direto é mais preciso que o indireto pois mede diretamente a pressão nos pneus, porem é mais caro. O TPMS indireto pode dar erro de leitura se o pneu for de um tamanho diferente ou for desgastado. O TPMS indireto deve ser resetado após a calibração ou rotação do pneu. Por outro lado, a resincronização e manutenção com o passar do tempo é mais cara com o TPMS direto.

Alguns fatos

Temperatura e altitude influenciam na pressão dos pneus. O aumento da temperatura expande o ar dos pneus, portanto aumenta a pressão e a diminuição da temperatura reduz a pressão. Maior altitude significa menor pressão atmosférica e mais pressão vindo de dentro dos pneus. O TPMS indireto pode dar medidas erradas em terreno de baixa aderência.

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

4 thoughts on “Sensores de pressão de pneu

  1. Se um carro tem um sensor de pressão de pneu original(no caso uma Porsche cayenne), posso substituir por um universal mais barato, e usar um scanner para ativalo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *