Agricultura, Meio ambiente, Sustentabilidade

O que é agricultura de precisão?

Neste post eu vou falar sobre agricultura de precisão e a sua utilidade para reduzir o impacto ambiental causado pela atividade agrícola.

Processo da agricultura e impacto ambiental

O princípio da agricultura não mudou nos últimos 10.000 anos, a terra é arada, depois vem a plantação, irrigação, colocar fertilizantes e por último a colheita, após a colheita, o ciclo se repete. Com a mecanização da agricultura e o aumento da demanda, a produção aumentou mas o impacto ambiental se agravou. O aumento do consumo de água doce para irrigação está esgotando os aquíferos, 60% da água doce no mundo é para a agricultura. Maior demanda de fósforo como fertilizante aumenta a mineração de fosfato. Esta é uma rocha de fosfato.

Uma mina de fosfato.

E o aumento da erosão do solo torna a terra infértil.

Outros problemas ambientais incluem o uso de pesticidas e perda de biodiversidade.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão procura aumentar a produção de alimentos, usando menos recursos e com o custo menor. Este tipo de agricultura usa tecnologia de informação e satélites para coletar dados e analisar o solo. Este é o ciclo da agricultura de precisão.

Na coleta de dados, é usado o GPS, mapas digitais, fotografias aéreas com drones e sensores multiespectrais para obter informações do solo como fertilidade, infestação de pragas, variações do solo, ervas daninhas e rendimento do solo. As informações coletadas são armazenadas no Sistema de Informação Geográfico (GIS) em um computador que fornece mapas, modelos, gráficos e relatórios. Aqui é o mapa do vigor vegetativo de uma vinha.

Medindo a condutividade do solo com sensores geoelétricos.

Com o mapa de aplicação, as máquinas irrigam somente a área certa reduzindo o consumo de água doce. Os fertilizantes e pesticidas são usados apenas nas áreas necessitadas reduzindo o consumo e o impacto ambiental. O arado só é usado onde for preciso, diminuindo a erosão e prolongando a fertilidade do solo. Em um futuro próximo, robôs farão parte da agricultura de precisão como mostrado em uma notícia que publiquei, clique aqui para ver os robôs.

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *