Agricultura, Meio ambiente, Sustentabilidade

O que é agricultura de precisão?

Neste post eu vou falar sobre agricultura de precisão e a sua utilidade para reduzir o impacto ambiental causado pela atividade agrícola.

Processo da agricultura e impacto ambiental

O princípio da agricultura não mudou nos últimos 10.000 anos, a terra é arada, depois vem a plantação, irrigação, colocar fertilizantes e por último a colheita, após a colheita, o ciclo se repete. Com a mecanização da agricultura e o aumento da demanda, a produção aumentou mas o impacto ambiental se agravou. O aumento do consumo de água doce para irrigação está esgotando os aquíferos, 60% da água doce no mundo é para a agricultura. Maior demanda de fósforo como fertilizante aumenta a mineração de fosfato. Esta é uma rocha de fosfato.

Uma mina de fosfato.

E o aumento da erosão do solo torna a terra infértil.

Outros problemas ambientais incluem o uso de pesticidas e perda de biodiversidade.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão procura aumentar a produção de alimentos, usando menos recursos e com o custo menor. Este tipo de agricultura usa tecnologia de informação e satélites para coletar dados e analisar o solo. Este é o ciclo da agricultura de precisão.

Na coleta de dados, é usado o GPS, mapas digitais, fotografias aéreas com drones e sensores multiespectrais para obter informações do solo como fertilidade, infestação de pragas, variações do solo, ervas daninhas e rendimento do solo. As informações coletadas são armazenadas no Sistema de Informação Geográfico (GIS) em um computador que fornece mapas, modelos, gráficos e relatórios. Aqui é o mapa do vigor vegetativo de uma vinha.

Medindo a condutividade do solo com sensores geoelétricos.

Com o mapa de aplicação, as máquinas irrigam somente a área certa reduzindo o consumo de água doce. Os fertilizantes e pesticidas são usados apenas nas áreas necessitadas reduzindo o consumo e o impacto ambiental. O arado só é usado onde for preciso, diminuindo a erosão e prolongando a fertilidade do solo. Em um futuro próximo, robôs farão parte da agricultura de precisão como mostrado em uma notícia que publiquei, clique aqui para ver os robôs.

 

 

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *