Alta energia, Energia, Energia renovável, Sistema de potência, Sustentabilidade, Visitas

Visita à usina de Itaipu

Visitei a usina de Itaipu, a maior geradora de energia hidrelétrica do mundo. A usina de Três Gargantas na China é maior em tamanho, mas a Itaipu gera mais energia.

Do lado de fora

Esta é a entrada para a usina.

Estes são os tubos que conduzem a água da represa para as turbinas. A vazão é muito maior que a das Cataratas de Iguaçu, neste site tem imagens destas cataratas.

Uma subestação para transmitir energia elétrica. Escreverei um post sobre subestações futuramente.

A barragem principal de concreto tem 34 metros de largura e 196 metros de altura máxima e este é um detalhe da barragem. Para economizar concreto, a barragem é do tipo gravidade aliviada. Escreverei um post sobre os vários tipos de barragem.

Sala de Supervisão e Controle Central

Nesta sala, é feita a supervisão e controle de toda a usina. Nesta tela são monitoradas as unidades geradores em 60 Hz (para o Brasil) e em 50 Hz (para o Paraguai).

Atualmente, os controles são todos digitais. No entanto, são usados analógicos em caso dos digitais apresentarem problemas.

A temperatura, tensão, corrente, pressão e outras variáveis são supervisionadas com gráficos de tendências, alarmes e análise das categorias. São feitos planos de ação, instruções de operação e tomada de decisões. Algumas ações de controle são: abrir ou fechar as comportas do vertedouro e disjuntores das subestações, retirando e regulando energia das unidades geradoras. Este é o vertedouro.

Outras áreas

Este vídeo mostra o eixo de um dos geradores em funcionamento.

Os geradores ficam embaixo destes círculos vermelhos.

Esta maquete mostra o interior de parte da usina.

Unidades geradoras

Todas as unidades geradoras da Itaipu usam turbinas Francis, que é a mais usada nas usinas hidrelétricas. As características dos geradores de 60 Hz são:

  • Potência aparente: 737 MVA;
  • Tensão: 18 ± 0,9 kV;
  • Fator de potência: 0,95;
  • Velocidade nominal: 92,3 rpm.

Estas são as características dos geradores de 50 Hz:

  • Potência aparente: 823,6 MVA;
  • Tensão: 18 ± 0,9 kV;
  • Fator de potência: 0,85;
  • Velocidade nominal: 90,9 rpm.

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

2 thoughts on “Visita à usina de Itaipu

  1. Pela primeira vez consegui ler e entender publicações referentes a área de engenharia. As que mais gostei: Sensores e Instrumentos Aviônicos e Visita a Usina de Itaipu. Parabéns Dr. Pedro Ney Stroski por compartilhar os seus conhecimentos com límpida e e especial clareza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *