Materiais, Meio ambiente, Minérios

Conheça o ródio

O assunto deste post é o elemento Ródio. Ultimamente tem se tornado um metal muito valioso. Serão mostrados suas propriedades, maiores reservas, extração e aplicações.

Propriedades

O ródio é um metal de transição duro, tem número atômico de 45. Tem pontos de fusão e ebulição de 1963ºC e 3695ºC respectivamente, densidade de 12,4 g/cm^{3} e massa atômica de 102,906 g/mol.

O ródio é branco prateado e resistente à corrosão. Em altas temperaturas, reage com oxigênio, cloro e bromo.

Principais reservas e mineradores

Este metal é muito raro e mais valioso que ouro e prata. Os maiores mineradores são África do Sul (80%) e Rússia (12%). Este gráfico é de 2016, mas não mudou muito em 2018.

As maiores reservas se encontram no Complexo de Bushveld, na África do Sul; em Noril’sk-Talnakh, na Rússia; nos EUA e Canadá.

Mineração e extração

Este metal pertence ao grupo de metais da platina (PGM), também formado por paládio, rutênio, irídio, ósmio e platina, estes elementos têm propriedades semelhantes. É encontrado nas minas de platina ou níquel. Para a extração, primeiro tem que separar de outros metais valiosos como ouro, prata, paládio e platina por precipitação. Depois, tratar o resto do minério com bisulfato de sódio (NaHSO_{4}) e derretê-lo, gerando sulfato de ródio (Rh_{2}(SO_{4})_{3}). Este sulfato é adicionado com hidróxido de sódio para precipitar o hidróxido de ródio.

Rh_{2}(SO_{4})_{3}+6NaOH\rightarrow 2Rh(OH)_{3}+3Na_{2}SO_{4}

Depois é dissolvido com ácido clorídrico para formar o H_{3}RhCl_{6}.

2Rh(OH)_{3}+6HCl\rightarrow H_{3}RhCl_{6}+3H_{2}O

O H_{3}RhCl_{6} é tratado com nitrito de sódio (NaNO_{2}) e cloreto de amônia (NH_{4}Cl), produzindo um precipitado de ródio ((NH_{4})_{3}[Rh(NO_{2})_{6}]). Este precipitado é dissolvido com ácido clorídrico (HCl) e aquecido com gás hidrogênio para obter o metal puro.

Aplicações do ródio

É usado em conectores elétricos devido à baixa resistência elétrica e à propriedade anticorrosiva.

Este elemento é utilizado como estabilizador em catalizadores para sistema de escape de veículos, para filtrar gases poluentes como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis.

Quando polido, tem ótima refletividade, por isso é usado no revestimento de fibras óticas e espelhos. Clique no botão abaixo para saber como as fibras óticas funcionam.

Fibras óticasClique aqui

A mesma propriedade refletora é aplicada nos refletores.

Este metal é usado em termopares para medir a temperatura.

Também é usado na fabricação de joias. A figura abaixo mostra a diferença entre o anel sem ródio, na esquerda, e com ródio, à direita.

 

 

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *