Gadgets, Luz, Processamento digital de sinais, Tecnologia de informação, Telecomunicações

Tipos de códigos de barras (Parte 1)

Existem códigos de barras de vários formatos, séries e aplicações. Alguns destes são mostrados na primeira parte da série sobre o assunto.

Por que ainda são usados códigos de barras?

Já escrevi um post sobre o código QR e suas vantagens.

Código QRClique aqui

Por que códigos de barras ainda são usados? Em algumas situações não há necessidade de armazenar uma grande quantidade de dados. Códigos de barras têm maior alcance de leitura, são baratos e possuem números que podem ser lidos por qualquer um sem um smartphone ou tablet.

Tipos de códigos de barras

EAN-13

Código EAN-13

A sigla vem de European Article Number (Número Europeu de Artigo), este código é o mais comum no varejo na África, América do Sul e Europa. Tem 13 dígitos com números de 0 a 9. É usado na identificação de produtos em lojas, padarias e supermercados.

Conforme mostra a figura acima, os três ou dois primeiros dígitos indicam o país de origem, produtos do Brasil têm dígitos 789. Os 5 números a seguir indicam a empresa fabricante, os 4 seguintes são o código do produto. O último algarismo é de controle e verificação.

EAN-8

EAN-8

É uma abreviatura do EAN-13. Os dois ou três primeiros dígitos indicam o país, o último é o número de verificação e os demais números são o código do produto. Produtos com embalagens pequenas adotam o EAN-8.

Código Universal do Produto (UPC)

UPC

Tem a mesma função do EAN-13, mas é aplicado somente nos EUA e Canadá, portanto não indica o país de origem. Possui 12 dígitos de 0 a 9.

Números do UPC
Manufacturer Code=Código do fabricante, Product Code=Código do produto, Check Digit=Dígito de verificação.

O primeiro dígito é o caractere de número do sistema, indica a categoria do produto.

  • Os números 0, 6, 7 e 8 são caracteres regulares de produto.
  • 2 para mercadorias vendidas em preço/peso, como carne, frutas e vegetais.
  • 3 para remédios.
  • 4 para produtos com marketing in-store no varejo, os quais não são alimentos.
  • 5 serve para cupons.
  • 1 e 9 são reservados.

DUN-14/ ITF-14

Este é o código de barras para caixas e embalagens dos produtos. Esta série de 14 dígitos ajuda na identificação e rastreamento do produto nas etapas logísticas. O primeiro número indica o nível de empacotamento, vai de 0 a 9. O último da série é o dígito de controle gerado por um algoritmo. Os demais dígitos têm as mesmas informações do EAN-13/UPC (origem, empresa e produto). É importante observar que o número de controle no DUN-14 não é necessariamente o mesmo do EAN-13/UPC.

Código 11

Desenvolvido pela Intermec em 1977, o código 11 é usado em equipamentos de telecomunicações. Os caracteres adotados são números de 0 a 9 e ‘-‘. Pode usar um ou dois dígitos de verificação, denominados “C” e “K”. Se a mensagem codificada tem menos de 10 caracteres, apenas “C” é utilizado. Caso contrário, ambos “C” e “K” são implementados. Dígitos de verificação servem para manter a integridade dos dados. A estrutura deste código é na seguinte ordem:

  • Caractere de início.
  • Série de números indicando os dados do produto.
  • Dígito de verificação “C”.
  • Dígito de verificação “K” (opcional).
  • Caractere de parada.

 

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *