Comunicações sem fio, Espaço, Exploração, Instrumentação, Notícia

EAU lança Hope, sua primeira sonda para Marte

Os Emirados Arabes Unidos (EAU) enviaram a sua primeira sonda para a órbita de Marte, chamada Hope.

Fonte: Hypebeast (Traduzido para o Português)

Os EAU lançaram com sucesso a sonda Hope do Centro Espacial Tanegashima do Japão, uma missão histórica ligada a Marte para o Estado Soberano. Decolando em um foguete Mitsubishi H-2A, o lançamento marca a primeira missão de EAU para Marte.

A missão de 200 milhões de dólares tem como objetivo iniciar o setor de ciências da nação árabe, com a meta de obter um relato detalhado da dinâmica do clima no planeta vermelho para futuros planos de enviar astronautas para a superfície. O tempo previsto para a sonda HOPE entrar na órbita de Marte é em Fevereiro de 2021, que vai coincidir com o 50º aniversário da unificação do EAU.

A sonda não vai pousar no planeta, mas vai circular por 687 dias, um ano marciano. A ministra de estado das ciências avançadas Sarah Al Amiri afirmou: “Este é o futuro do EAU”. A sonda é equipada com espectrômetros ultravioleta e infravermelho e, uma câmera sensível à luz ultravioleta, medindo mudanças de condições na baixa atmosfera. Al Amiri acrescentou: “Cobre todas as regiões de Marte no horário local e esse é um entendimento que preenche a lacuna de mudanças nas diferentes estações de Marte ao longo do ano”. Esta missão é a primeira das três a serem lançadas este mês, seguido pela Tianwen-1 da China e a missão euro-americana Mars 2020. 

Sobre a sonda Hope

A sonda Hope, ou Al-Amal, foi lançada nesta segunda-feira, às 6:58 no horário local de Tanegashima. 

Sonda Hope
A sonda Hope. Fonte: UAE Space Agency.

De acordo com o The National, três instrumentos no Hope vão coletar dados de Marte. 

Emirates Exploration Imager: Uma câmera multibanda, que tira fotos da atmosfera marciana em três bandas visíveis e três ultravioleta.

Espectrômetro Infravermelho Emirates Mars: Mede a poeira, nuvens de gelo, vapores d’água e temperatura da atmosfera marciana.

Espectrômetro Ultravioleta Emirates Mars: Este instrumento mede mudanças na termosfera; a quantidade de hidrogênio e oxigênio ao redor do planeta; e as emissões ultravioleta de hidrogênio, oxigênio e monóxido de carbono na atmosfera.

Outras características da Hope:

  • Dimensões: 3 m x 7,9 m quando os paineis estão abertos.
  • Peso: 1350 kg.
  • Painéis solares de 600 W cada.
  • Antena de alto ganho de 1,85 m.
  • Pode armazenar até 20 GB de dados.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *