Espaço, Exploração, Geologia, Notícia

A missão Mars 2020 da NASA

A missão Mars 2020 da NASA, lançada ontem, promete trazer amostras de Marte para a Terra com o rover Perseverance, para descobrir se existiu vida.

Fonte: NASA (Traduzido para o Português)

O rover mais sofisticado da humanidade, lançado junto com o helicóptero Ingenuity às 7:50 a.m. EDT (8:50 no horário de Brasília) na quinta-feira, em um foguete United Launch Alliance (ULA) Atlas V do complexo 41 de lançamento espacial no Cabo Canaveral, na Flórida.

O estágio superior Centaur do ULA Atlas V colocou inicialmente a nave Mars 2020 em uma órbita de estacionamento ao redor da Terra. O motor ligou uma segunda vez e a nave se separou da Centaur como esperado. Dados de navegação indicam que a nave está em trajetória para Marte.

A Mars 2020 enviou os primeiros sinais para os controladores no solo por meio da NASA’s Deep Space Network às 9:15 a.m. EDT. Porém, a telemetria ainda não tinha sido adquirida naquele momento. Por volta das 11:30 a.m. EDT, um sinal com telemetria foi recebido da Mars 2020 pela estação terrestre. Dados indicam que a espaçonave entrou em um estado conhecido como modo seguro, provavelmente porque parte da nave estava mais fria que o esperado, enquanto Mars 2020 estava na sombra da Terra. Todas as temperaturas estão nominais agora e a espaçonave saiu da sombra terrestre.

Quando uma nave entra no modo seguro, todos os sistemas não essenciais são desligados até receber novos comandos do controle da missão. Um lançamento interplanetário é rápido e dinâmico, então a nave é projetada para se colocar no modo seguro caso o computador de bordo perceba que as condições não estão dentro dos parâmetros estabelecidos. Neste momento, a missão Mars 2020 está concluindo uma avaliação completa da saúde da nave e trabalhando para retornar às configurações nominais para a viagem à Marte.    

Esta nave chegará em Marte em 18 de Fevereiro de 2021.

O rover Perseverance da Mars 2020

A missão de astrobiologia do rover Perseverance é procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar a diversa geologia no local de pouso Cratera Jezero e, demonstrar tecnologias chave que vão nos ajudar a preparar para futura exploração robótica e humana.  

Perseverance da Mars 2020
Este rover vai coletar rochas marcianas para verificar se houve vida em Marte. Fonte: Express.

Os instrumentos do Perseverance são:

  • MOXIE: Produz oxigênio a partir do dióxido de carbono marciano.
  • RIMFAX: Radar de subsolo.
  • Mastcam-Z: Câmeras panorâmicas.
  • SuperCam: Microimageador a laser.
  • MEDA: Estação climática.
  • PIXL: Espectrômetro de raios-X.
  • SHERLOC: Espectrômetro ultravioleta. 

Também possui uma furadeira para extrair amostras que serão levadas para a Terra.

O helicóptero Ingenuity

A primeira aeronave a voar em Marte.

Outra novidade da missão, este helicóptero não carrega nenhum instrumento científico. Fica na barriga do Perseverance durante a viagem para Marte e voará no céu marciano para testar a possibilidade de usar aeronaves. Lembrando que a atmosfera é muito mais fina que a da Terra.

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *