Materiais, Militar, Notícia, Novas tecnologias

Nova armadura de combate Sotnik

A Rússia está desenvolvendo a nova armadura de combate de quarta geração Sotnik. Afirma-se que pode resistir a tiros de calibre .50. 

Fonte: Task & Purpose (Traduzido para o Português)

A gigante de defesa estatal Rostec anunciou na sexta-feira que a empresa está liderando o desenvolvimento da armadura de batalha de quarta geração Sotnik, ou “Centurião”.

O atual traje Sotnik de terceira geração atualmente inclui “equipamento de proteção individual e munição totalmente novos, oferecendo defesa de armadura leve e aumentando o armamento do soldado em várias vezes”, de acordo com a Fundação Jamestown.

“O equipamento de nova geração vai consistir de um conjunto fundamentalmente novo de tecnologia, incluindo as últimas conquistas da indústria de defesa russa, equipamentos robóticos e sistemas integrados para a troca de informações”, de acordo com Bekkhan Ozdoev da Rostec. “Hoje, nós começamos a primeira fase de desenvolvimento, a definição de requisitos táticos e técnicos.”

Enquanto a declaração oficial da Rostec foi vaga em relação às especificações do novo sistema, Ozdoev afirmou anteriormente que a quarta geração da armadura Sotnik consistirá de fibra de polietileno leve e blindagem projetada para aguentar um tiro direto de uma M2 Browning de calibre .50. “O equipamento não vai restringir o movimento e permitirá que se carregue peso extra necessário para missões especiais”, segundo Ozdoev. 

sotnik
Esta é a armadura de terceira geração Sotnik. Lembra o traje do Masterchief, da série de videogame Halo. Mesma fonte da notícia.
halo-master-chief
O protagonista Masterchief da série Halo. Fonte: Cheat.co.

De fato, a atual terceira geração Sotnik, que a Rostec está atualmente desenvolvendo substituirá por volta de 2025, o equipamento de combate Ratnik ou “Guerreiro”, que foi desenvolvido a mais de uma década e testado em combate nos últimos 5 anos.

O traje Ratnik, que consiste em 10 subsistemas e 59 componentes individuais, incluindo uma armadura projetada para resistir a tiros de 7,62 mm, um capacete com um monitor ocular especial equipado com uma lanterna, visões térmica e noturna e, sistema de comunicações integrado. De acordo com Army Technology, “também possui um aquecedor autônomo, mochila, filtro de água individual, máscara de gás e um kit médico.”

Mais de 300.000 conjuntos do Ratnik já foram entregues ao Ministério da Defesa da Rússia nos últimos 8 anos, de acordo com a empresa.

A viabilidade do Sotnik é diretamente relacionada com o sucesso de Ratnik, de acordo com Bendett, até agora o elemento de “sistemas integrados para troca de informações”, que Ozdoev destacou, não é novidade e provavelmente vai se basear em sistemas táticos existentes em serviço.

Algumas capacidades futuristas estão ao alcance. Em Setembro, a Rostec revelou um exoesqueleto especializado para o Ratnik projetado para carregar 80 kg para um soldado mediano e o exoesqueleto de combate ‘Stormer’, projetado para transportar 60 kg durante operações de assalto.

O vídeo abaixo é uma demonstração do exoesqueleto ‘Stormer’ ou ‘Shturmovik’.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

2 thoughts on “Nova armadura de combate Sotnik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *