Espaço, Exploração, Notícia

Lançamento da Shenzhou-12

A Shenzhou-12 levou os primeiros astronautas para o módulo Tianhe, da estação espacial chinesa, que ficará pronta no final de 2022.

Clique no link abaixo para saber mais sobre a estação espacial chinesa.

Módulo TianheClique aqui

O foguete Longa Marcha-2F Y12 lançou a Shenzhou-12 nesta quinta-feira, às 9:22 no horário local (quarta-feira, 22:22 no horário de Brasília), no Centro de lançamento de satélites Jiuquan, que fica no deserto de Gobi. 

Fonte: Xinhuanet (Traduzido para o Português)

Nesta quinta-feira, a China lançou a espaçonave tripulada Shenzhou-12, enviando 3 astronautas ao núcleo da estação espacial Tianhe, para uma missão de 3 meses.

De acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA), esta é a sétima missão tripulada da China para o espaço e a primeira durante a construção da estação espacial chinesa. E também, é a primeira em quase 5 anos após a última missão tripulada do país.

Os três astronautas são: o comandante Nie Haisheng, um veterano de 56 anos que participou das missões Shenzhou-6 e Shenzhou-10, Liu Boming, 54, participou da missão Shenzhou-7 e, Tang Hongbo, 45, que está na sua primeira missão espacial.

Eles devem estabelecer um novo recorde de duração da missão espacial da China, excedendo os 33 dias obtidos pela tripulação da Shenzhou-11 em 2016.

Após entrar em órbita, a Shenzhou-12 vai acoplar com o módulo principal em órbita Tianhe, formando um complexo com este e com a nave cargueira Tianzhou-2. Os astronautas ficarão no módulo principal.

Seus trabalhos serão mais complicados e desafiadores que as missões tripuladas anteriores, segundo o diretor da CMSA, Hao Chun.

A tripulação da Shenzhou-12 completará 4 grandes tarefas em órbita, disse Ji Qiming, assistente do diretor da CMSA, em uma comitiva de imprensa no centro de lançamento na quarta-feira.

Primeiro, eles vão operar e gerenciar o complexo, incluindo o teste em órbita do módulo Tianhe, verificação dos sistemas de reciclagem e suporte de vida, teste e treinamento de operação do braço robótico, assim como o gerenciamento de materiais e resíduos.

Segundo, eles irão mover, montar e testar os trajes espaciais extraveiculares e realizar 2 atividades extraveiculares, incluindo a montagem de uma caixa de ferramentas, levantamento da câmera panorâmica e instalar um conjunto de bombas estendido.

Terceiro, irão realizar experimentos científicos espaciais e tecnológicos, assim como atividades de divulgação pública.

Quarto, vão cuidar da própria saúde com cuidados diários, exercícios físicos e monitoramento regular do próprio estado de saúde.

estação e a Shenzhou-12
Em comparação com a extinta Mir e a ISS (Estação Espacial Internacional), a estação espacial da China é a mais leve (60 toneladas) e terá comprimento máximo (Maximum length) de 37 metros. Experiment modules I e II serão laboratórios espaciais. Fonte: Global Security.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *