Materiais, Notícia, Novas tecnologias

Robô autorregenerativo que detecta danos

Foi construído um robô autorregenerativo quadrúpede, que detecta danos e para de se movimentar até terminar de se autoconsertar.

Fonte: New Scientist (Traduzido para o Português)

Robôs feitos de materiais leves e deformáveis podem mudar a forma do corpo e imitar tecidos biológicos como músculos para próteses. Mas por serem leves, estão sujeitos a danos. Hedan Bai e seus colegas da Universidade Cornell em Nova Iorque fizeram um robô leve e simples que pode detectar quando está danificado e se conserta antes de continuar a se mover.

O robô tem 12 centímetros de comprimento e é em forma da letra ‘X’. Se move com ar comprimido através do seu corpo, fazendo-o ondular e levantar as quatro pernas. A parte de cima do robô é coberta por uma camada de sensores autorregenerativos, feita de um material emborrachado transparente que rastreia os movimentos do robô. Se um sensor é cortado, os lados expostos se tornam quimicamente ativos, permitindo se juntarem novamente.

Os pesquisadores testaram a “inteligência de dano”, cortando um sensor nas pernas 6 vezes. Parou por um minuto para o sensor se curar depois de cada corte e voltou a se movimentar. Em outro experimento, eles cortaram o sensor nas pernas do robô um de cada vez. Depois de cada corte, o robô parou para se regenerar por alguns minutos e mudou a sua marcha em resposta ao dano. “Nós tentamos torturar os sensores o máximo que podíamos”, disse Bai.

Bram Vanderborght, da Universidade Livre de Bruxelas, disse que aprimorando os componentes autorregenerativos dos robôs vai torná-los mais sustentáveis, desde que apenas as partes autorregenerativas sofram danos. Se por exemplo, eles forem queimados ou se cobrirem de produtos químicos, terão que ser descartados.

Eventualmente, robôs leves com partes que se consertam poderão ser usados para trabalhar em ambientes hostis, enquanto sensores autorregenerativos poderão ser integrados em dispositivos vestíveis, como roupas espaciais onde podem reagir a danos causados por detritos espaciais.

robô autorregenerativo
A única imagem publicada do robô autorregenerativo, parece um cromossomo. Mesma fonte da notícia.

Meses atrás, publiquei uma notícia sobre um material autorregenerativo para robôs manipuladores. O link está a seguir.

Material autorregenerativo para robôsClique aqui

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *