Consumo de energia, Energia, Mitos

Ar condicionado ligado gasta combustível?

Neste post eu vou responder a seguinte pergunta: O ar condicionado ligado aumenta o consumo de combustível? É lenda urbana ou fato?

Sistema de ar condicionado

Este é o circuito de gás do ar condicionado.

No compressor o gás circula, é comprimido e vai para o condensador onde passa para o estado líquido. Depois o líquido se encontra com uma válvula de expansão no tubo de expansão, que leva ao evaporador, se tornando gás novamente. Depois de passar pelo filtro acumulador e desidratador volta para compressor reiniciando o ciclo. O ar no condensador vem de fora do veículo enquanto que o ar no evaporador vem para dentro do veículo.

O compressor

Este é um exemplo de compressor, é o componente mais importante do ar condicionado.

Esta figura mostra as partes do compressor sem a polia ligada no eixo. O volume laranja é onde fica o gás.

Este vídeo tem uma animação do funcionamento do compressor no carro.

O consumo

O compressor é ligado ao motor a combustão por correias, portanto o ar condicionado ligado realmente aumenta o consumo de combustível.

Em carros mais novos, o ar condicionado é automaticamente desligado quando o veículo precisa de mais potência em algumas situações. O consumo de combustível também tem a ver com a aerodinâmica e a velocidade do veículo. Quanto maior a resistência do ar no veículo, mais potência precisa para locomoção e maior será o consumo de combustível.

O ar condicionado aumenta o consumo de combustível quando o carro anda em uma velocidade inferior a 70 km/h. Porém deixar vidro aberto com velocidade acima de 70 km/h aumenta o consumo de combustível pois aumenta a resistência do ar, o motor precisa de mais potência, logo o consumo aumenta. Vidros fechados acima de 70 km/h economiza mais combustível.

Se o veículo for um SUV ou um caminhão, tanto faz as janelas ficarem abertas ou fechadas pois estes já têm um arrasto aerodinâmico muito grande.

About Pedro Ney Stroski

7 thoughts on “Ar condicionado ligado gasta combustível?

  1. Gostei do post. Oportuno. Já tinha ouvido de motorista experiente a afirmativa que não gastava mais.

  2. Muito interessante! Principalmente quando explica a relação entre consumo e velocidade, o que demonstra que nem sempre abrir as janelas serve, de fato, para economizar combustível!
    Continue desvendando os mitos relacionados às situações cotidianas! São posts de grande utilidade!
    Gosto bastante das suas explicações! Vou compartilhar nas redes sociais!

  3. Super interessante seu poster, bem como vc fala essa é uma dúvida de todo motorista. Eu já sabia q o ar gasta mais combustível, mas não sabia essa questão de velocidade e janelas. Gostei parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *