Energia, Energia renovável, Novas tecnologias

Notícia: Óculos de sol pode gerar energia

Um óculos de sol usa painéis solares orgânicos nas lentes para produzir energia elétrica.

Fonte: Inovação tecnológica

Para isso eles pegaram células solares orgânicas, que são flexíveis e transparentes, e recobriram as lentes dos óculos. A energia gerada mostrou-se suficiente para alimentar um microprocessador e duas pequenas telas gráficas.

Dado o foco da pesquisa, os óculos solares não têm qualquer funcionalidade para realidade virtual, aumentada ou coisa parecida. Em vez disso, a energia coletada pelas células solares orgânicas é usada para medir e mostrar a intensidade da iluminação solar e a temperatura no ambiente na forma de gráficos de barra. O conjunto eletrônico todo tem 1,6 milímetro de espessura, pesa seis gramas e cabe inteiro no braço dos óculos. As duas lentes geram cerca de 400 miliwatts de energia.

É seguro afirmar que na eletrônica, tudo que é inorgânico irá para o domínio orgânico. Já temos leds orgânicos, semicondutores orgânicos, telas orgânicas, lasers orgânicos, etc. Esses painéis parecem ter o mesmo princípio de funcionamento das células solares transparentes rígidas, escreverei um post sobre este assunto.

No futuro próximo, poderemos ter celulares, tablets e PCs que se recarregam apenas apontando suas telas para uma luz, dispensando carregadores. Para saber sobre painéis solares opacos e inorgânicos, clique neste botões:

Painéis solares (Parte 1) Painéis solares (Parte 1)Clique aqui Painéis solares (Parte 2) Painéis solares (Parte 2)Clique aqui

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

3 thoughts on “Notícia: Óculos de sol pode gerar energia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *