Circuitos RF, Comunicações sem fio, Telecomunicações

Rastreadores de veículos

Atendendo a pedidos, eu explicarei como os rastreadores eletrônicos de modo geral funcionam. O foco neste post será o rastreamento utilizado em veículos.

Tipos de rastreamento

Atualmente existem os seguintes tipos de rastreamento: GPS, criarei um post dedicado a esta tecnologia; RFID, escreverei um post sobre este assunto; Sistema de Informação Geográfica usa mapas e informações geográficas para o rastreamento e por WLAN, ou seja, rastreamento por meio de uma rede sem fio de computadores. O rastreamento de veículos usa GPS, devido ao alcance e o custo.

Sistema

Este é o sistema de rastreamento de veículo.

O computador só precisa de um software instalado, os dados ficam em um servidor de mapeamento e usam-se mapas e fotos de satélite para localizar o veículo. Redes operadoras de celular também podem fornecer a localização do veículo e o chip rastreador pode transmitir para o satélite GPS ou a torre celular.

Existem dois tipos de rastreamento: passivo e ativo. O passivo monitora a localização e guarda os dados na memória interna do transceptor ou em um cartão de memória para depois ser baixado e analisado em um computador. O rastreamento ativo imediatamente envia os dados para uma torre celular para enviar ao servidor de mapeamento, este é o mais usado para rastrear veículos.

Transceptor

Transceptores GPS não só mostram a localização como também a velocidade. As partes mais importantes são: o módulo GPS, o microcontrolador e o conversor buck (um circuito para reduzir a tensão para alimentar o circuito em uma tensão adequada). O módulo GPS possui vários canais para se comunicar com vários satélites. Alguns módulos GPS podem consumir uma quantidade considerável de energia devido ao rádio de micro-ondas e a velocidade de processamento, um transistor pode ser usado para desligar o módulo quando não é necessário.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *