Materiais, Meio ambiente

Tântalo

Atendendo a pedidos, o assunto deste post é tântalo, um elemento parecido com o nióbio. Falarei das propriedades, reservas, extração e aplicações.

Propriedades

Este metal é cinzento, duro, maleável (pode ser dobrado, laminado, forjado e conformado) e dúctil. Aqui temos fios e um rolo de chapa de tântalo.

Também é bastante resistente a corrosão devido a película de óxido e não é rejeitado pelo sistema imunológico humano por não ser reativo a fluídos corporais. Esta figura mostra mais algumas propriedades deste elemento.

Reservas

O minério que contêm tântalo é a tantalita, cuja fórmula é (Fe,Mn)Ta_{2}O_{6}.

Muitas vezes o tântalo é encontrado junto com o nióbio em forma de um mineral chamado coltan (abreviação de columbita tantalita).

As maiores reservas ficam no Brasil, Austrália, Canadá, China e República Democrática do Congo. Este gráfico mostra a produção mundial de 2000 até 2014.

Extração

O método de extração não é muito diferente do nióbio, pois com frequência estes dois elementos são encontrados na natureza, para saber a extração de nióbio clique no botão abaixo.

Nióbio NióbioClique aqui

 

Para separar o metal é necessário colocar o minério em um solvente com ácido fluorídrico (HF), o único ácido que pode reagir com o tântalo. É obtida a substância K_{2}TaF_{7}. O tântalo é obtido pela redução dos pentóxidos com sódio ou por eletrólise. Como o processo de extração é semelhante ao do nióbio, o impacto ambiental é praticamente o mesmo.

Aplicações

Uma das principais aplicações é na eletrônica, esta figura mostra o interior de um capacitor SMD.

O óxido de tântalo usado como dielétrico nos capacitores permite reduzir o tamanho sem reduzir a capacitância, devido a maior constante dielétrica que o óxido de alumínio.

Sua alta resistência a corrosão permite que seja usado em tubos para transferência de calor e produtos corrosivos.

O tântalo não é rejeitado pelo sistema imunológico humano, portanto é usado em próteses, implantes cirúrgicos e dentários.

Outras aplicações envolvem:

  • Lingote usado em disco rígido de computadores;
  • Óxido em lentes para câmeras;
  • Superligas para turbinas de aviões;
  • Ferramentas de corte e perfuração;
  • Projéteis de mísseis antitanque como o TOW-2.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

8 thoughts on “Tântalo

  1. Muito obrigada!
    Importante que se conheça a utilização deste elemento, uma vez que temos exportado Tântalo (bem como o Nióbio) para países como China e Estados Unidos e a tendência é que o Brasil ganhe o mercado internacional, o que certamente alavancará a economia.
    Repassarei aos colegas.
    Meus parabéns pelo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *