O assunto deste post é a poluição luminosa. Será explicado porque é um problema, o impacto ambiental e algumas medidas para reduzir este tipo de poluição.
O problema da poluição luminosa
Poluição luminosa é causada pela quantidade excessiva de luz artificial, devido ao mal planejamento da instalação das lâmpadas e postes. Os problemas causados são:
- Desperdício de energia elétrica;
- Prejudica observações astronômicas, é muito mais difícil observar as estrelas do céu na cidade. Compare o céu urbano (9 e 7) com o rural (3 e 1);
- Afeta seres vivos.
Mais iluminação não traz segurança, pois pode reduzir a visibilidade e o contraste de cores. Se iluminação trouxesse segurança, então podia afugentar criminosos com uma lanterna.
Como afeta os seres vivos?
Muitos animais que se orientam com luz se confundem com a excessiva iluminação artificial e suas atividades reprodutivas, alimentares e migratórias são prejudicadas. Um exemplo são as tartarugas marinhas que ao nascerem na praia, em vez de irem para o mar, vão para a direção errada devido à poluição luminosa.
Um estudo (clique aqui para ler em inglês) mostra o impacto ambiental causado pela iluminação com LEDs, este tipo de iluminação afeta o ritmo circadiano mais do que outros tipos de lâmpadas. O ritmo circadiano regula o sono, o apetite e a produção de hormônios. O desenvolvimento natural das plantas também são afetados devido a fotossíntese causada pelo excesso de luz artificial.
Algumas medidas
Não é possível desligar as luzes da cidade, mas pode-se implementar uma solução simples. Direcionar a iluminação pública para baixo, não há necessidade da luz de um poste se propagar para todas as direções. Basta implementar candeeiros que direcionam a luz exclusivamente para baixo.
Os postes da figura de baixo são muito mais eficientes que os das figuras de cima.
Outra medida é trocar lâmpadas de cores “frias” por cores “quentes”, pois as cores quentes de noite afetam menos o ritmo circadiano pelo fato da luz do céu de dia ser uma cor “fria”. Talvez LEDs que emitem cores “quentes” na iluminação pública sejam uma possível solução.
Muito bom. A questão importante quando falamos de poluição luminosa é sem dúvida o desperdício.
Obrigado.
Sim, mas me parece que a poluição luminosa ainda não recebeu atenção suficiente.