Consumo de energia, Energia, Energia renovável, Novas tecnologias, Sustentabilidade

Notícia: primeiro trem movido a hidrogênio

O primeiro trem movido a hidrogênio está pronto e entra em operação na Alemanha.

Fonte: Futurism (traduzido para o Português)

Os novos trens transportam passageiros ao longo de 100 quilômetros nos trilhos e pode viajar até 1000 quilômetros com um único tanque de hidrogênio, alcançando velocidade máxima de 140 km/h.

Recapitulando química: Células de combustível de hidrogênio produzem eletricidade combinando hidrogênio com oxigênio, e seu único subproduto é a água. Isso torna as células uma fonte de energia promissora que produz zero emissões e pouco ruído.

No post sobre o unboxing kit de hidrogênio e energia solar, está explicado com mais detalhes como funciona uma célula a hidrogênio. Clique no botão abaixo para ver. Também mostra como esta célula pode ser recarregada com energia solar.

Kit de hidrogênio e energia solarClique aqui

Embora eles permaneçam caros, células a combustível de hidrogênio têm vantagens sobre baterias. Em vez de recarregar, por exemplo, você pode apenas reabastecê-los como se fossem motores de gás ou diesel. E como os horários de trem são altamente previsíveis, é mais fácil construir infraestrutura de reabastecimento.

Nova pesquisa está ajudando a cortar os custos do hidrogênio, e a fonte de combustível já está em uso em outro lugar no mundo para ônibus e carros. Trens são muito pesados, embora, energizando eles com hidrogênio em vez de diesel pode fazer muito mais em cortar as emissões de carbono.

Se tudo sair bem com estes dois primeiros trens, Alstom espera adicionar outros 12 para a frota da Baixa Saxônia.

A maior desvantagem desta tecnologia é o custo. Se é possível fazer um trem movido a hidrogênio, então pode aplicar esta tecnologia aos caminhões. Estes usam diesel, que é um dos combustíveis mais poluidores.

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *